O novo «líder» da Segurança Interna - TVI

O novo «líder» da Segurança Interna

Mário Mendes

Mário Mendes promete que o Governo não vai interferir nas suas funções

O juiz conselheiro Mário Mendes toma posse esta quinta-feira como secretário-geral do Sistema de Segurança Interna na residência oficial do primeiro-ministro, refere a Lusa.

O cargo de secretário-geral do Sistema de Segurança Interna foi criado no âmbito da Lei de Segurança Interna, tendo sido Mário Mendes escolhido por José Sócrates no final de Agosto.

O convite ao juiz conselheiro, que exerceu funções no Supremo Tribunal de Justiça e foi director nacional da Polícia Judiciária, surgiu após proposta dos ministros da Administração Interna e da Justiça.

No âmbito da Lei de Segurança Interna, o secretário-geral terá funções de coordenação das forças policiais e de segurança em situações como ataques a órgãos de soberania, hospitais, prisões e escolas, sistemas de abastecimento de água e electricidade, bem como estradas e transportes colectivos.

Secretário-geral de Segurança Interna escolhido

Segundo a nova legislação, o secretário-geral de Segurança Interna funcionará na dependência directa do primeiro-ministro. Na quarta-feira, Mário Mendes garantiu no Parlamento que não haverá qualquer interferência do Governo nas suas funções.

«Ninguém, nem o primeiro-ministro, nem os senhores ministros me vão pedir informação que eu não posso dar. Da mesma forma que estou certo que se me as pedirem eu não as dou», garantiu.

Mário Mendes afirmou ainda que não é «defensor de uma polícia única», mas sim de uma «tutela única» para todas as forças de segurança.
Continue a ler esta notícia