Açores: dois voos adiados para Ponta Delgada - TVI

Açores: dois voos adiados para Ponta Delgada

Aviões

A SATA já conseguiu realizar ligações entre São Miguel e Santa Maria

Relacionados
O mau tempo nos Açores obrigou esta sexta-feira de manhã ao adiamento de dois voos a partir de Lisboa, mas a SATA conseguiu realizar duas ligações entre as ilhas de S. Miguel e Santa Maria, informou o porta-voz da companhia.

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz da companhia, José Gamboa, adiantou que a SATA Air Açores, que faz a ligação entre as ilhas do arquipélago, realizou dois voos hoje de manhã entre Ponta Delgada e Santa Maria.

«A operação está a decorrer dentro da normalidade com os voos que tínhamos a esta hora [cerca das 08:30 nos Açores, 09:30 em Lisboa] e estamos a preparar dois voos Ponta Delgada-Terceira e Ponta-Delgada-Horta», informou.

No que diz respeito à SATA Internacional, o porta-voz disse que, devido à falta de visibilidade, a partida de dois voos de Lisboa para Ponta Delgada teve de ser adiada.

«Estes dois voos que deviam ter saído às 08:00 de Lisboa (hora do continente) devem partir pouco depois das 10:00», disse.

José Gamboa referiu ainda que a situação climatérica está melhor do que na quinta-feira, mas a situação aérea vai sendo avaliada ao longo do dia.

A Sata Internacional cancelou na quinta-feira à noite todas as ligações aéreas de e para os Açores devido ao mau tempo registado na região, tal como mais de uma dezena de voos entre as ilhas.

De acordo com a companhia aérea, centenas de pessoas foram já afetadas pelo mau tempo.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou hoje o aviso laranja para os grupos Central e Oriental dos Açores por causa da continuação de chuva, por vezes forte, até às 02:59 de sábado.

Os grupos Central (Terceira, Graciosa, S. Jorge, Pico e Faial) e Oriental (S. Miguel e Santa Maria) vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 02:00 de hoje e as 02:59 de sábado devido à previsão de chuva, por vezes forte.

Na quinta-feira, estes dois grupos estiveram sob aviso vermelho (que passou a laranja ao final do dia) por causa do mau tempo, que causou três mortos em Faial da Terra, na ilha de S. Miguel, e quatro dezenas de desalojados na freguesia de Porto Judeu, Angra do Heroísmo, Terceira, devido ao transbordo de uma ribeira.

Face a estas previsões, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, continua a recomendar às populações «comportamentos adequados», em particular nas zonas mais vulneráreis, e «medidas de autoproteção», acrescenta a Lusa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados