Queda de cobertura do aeroporto de Faro faz cinco feridos - TVI

Queda de cobertura do aeroporto de Faro faz cinco feridos

Passageiros queixam-se de falta de informação e comida. Um dos feridos é grave

Relacionados
A queda de parte da cobertura da zona do «check-in» do aeroporto de Faro caiu esta segunda-feira, provocando quatro feridos ligeiros e um grave.

O incidente levou ainda ao fecho da zona de restaurantes o que está a originar queixas de fome e falta de informação está a provocar o caos.

«Houve efectivamente uma ocorrência no aeroporto de Faro, quando caiu uma parte da cobertura na zona do «check-in», que provocou 5 feridos ligeiros», disse à Lusa o comandante Abel Gomes, do Comando Distrital de Operações e Socorro de Faro.

De acordo com a mesma fonte, o CDOS de Faro registou um total de 37 ocorrências durante a madrugada, em cinco municípios do distrito de Faro, totalizando mais três feridos ligeiros.

O mau tempo impediu a aterragem e descolagem de aviões no Aeroporto de Faro esta segunda-feira, de acordo com fonte aeroportuária. No entanto, depois das 9:30 da manhã alguns passageiros começaram a embarcar, apurou a TVI no local.

O aeroporto de Faro está transformado num imenso cenário de caos, com centenas de pessoas à espera na zona de partidas, na sequência do vento forte que destruiu parte da aerogare cerca das 05:00.

Desde as 06:45 desta manhã foi efectuado apenas um voo, com destino a Bristol, estando abertos dois check-in para Londres e um para Liverpool.

O director do aeroporto de Faro, Francisco Correia Mendes, disse à TVI que até ao final do dia os voos deverão ser todos retomados.

O mau tempo afectou sobretudo a zona de chegadas do aeroporto, a norte da aerogare, cujo tecto está praticamente destruído, e também o extremo sul do mesmo edifício, na zona dos novos check-in.

O vento danificou também a torre de controlo, partindo quase todos os vidros, revelou Correia Mendes.

De acordo com o director, as chegadas ao aeroporto serão feitas num esquema alternativo enquanto durarem as reparações, o que deverá demorar «algumas semanas ou meses».

O «esquema alternativo» consistirá em transportar em autocarros as pessoas que chegam a Faro para a zona de partidas, onde poderão sair do aeroporto.

Entretanto, o porta-voz da ANA, Rui Oliveira, adiantou que mais aviões devem começar a descolar do aeroporto de Faro na próxima hora. «A empresa está a avaliar os estragos, a fazer as reparações mais urgentes, dentro da próxima hora já começarão a descolar os aviões que eram para ter descolado de manhã», indicou a mesma fonte.

Referindo que «a cobertura saltou», numa «zona relativamente antiga» do aeroporto de Faro, Rui Oliveira revelou não ter informações sobre quando é que poderão ser retomadas as chegadas.

«Foi um fenómeno meteorológico perfeitamente anormal. Qualquer pessoa que tenha assistido àquilo dirá o mesmo», referiu o porta-voz da ANA. Cinco pessoas ficaram feridas, «um passageiro e quatro funcionários do aeroporto», segundo Rui Oliveira, na sequência da queda da cobertura que ocorreu cerca das 05:00.

«Não sei quando é que o aeroporto estará normalizado. Nós estamos a trabalhar para que isso aconteça o mais depressa possível», garantiu.

Notícia actualizadaÀs 10:23
Continue a ler esta notícia

Relacionados