Agrupamentos de Centros de Saúde arrancam ainda este ano - TVI

Agrupamentos de Centros de Saúde arrancam ainda este ano

Centro de Saúde dos Olivais (Foto Lusa/Manuel de Almeida)

Objectivo é gerir melhor os recursos existentes, explicou ministra da Saúde

Relacionados
A ministra da Saúde, Ana Jorge, garantiu esta segunda-feira que os agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) que substituirão as sub-regiões vão arrancar até ao final do ano, com o objectivo de gerir melhor os recursos existentes.

«Temos que pôr em marcha tudo aquilo que é a reforma dos cuidados de saúde primários», afirmou Ana Jorge em Resende, frisando que para haver mais recursos há que os «gerir de outra maneira e melhor».

A criação de 74 ACES é uma das duas vertentes da reforma dos cuidados de saúde primários, a par das Unidades de Saúde Familiares. Os ACES abrangerão entre 50 mil e 200 mil utentes cada um e terão uma direcção clínica própria que avaliará a qualidade dos serviços prestados.

Segundo a governante, trata-se de uma «questão de escala, não só em recursos financeiros como também em recursos humanos». «Se temos técnicos diferenciados, temos que ter uma escala suficientemente grande para que ela possa ser rentável e de qualidade. É isso que estamos a tentar fazer», explicou.

Ana Jorge falava aos jornalistas no final da inauguração do novo centro de saúde de Resende, onde todos os utentes têm médico de família.

A governante frisou que o Governo está empenhado em que o mesmo aconteça noutros pontos do país, nomeadamente «nos grandes centros, mais no litoral», onde há «grandes dificuldades em ter médicos para todos», tendo por isso sido abertas mais vagas para a especialidade de Medicina Geral e Familiar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados