Magistrados contra congelamento de carreiras - TVI

Magistrados contra congelamento de carreiras

  • Portugal Diário
  • 20 fev 2008, 15:40
justiça

Sindicato exige impugnação judicial do despacho governamental

Relacionados
O Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) exige a impugnação do despacho que determina que os dois anos de congelamento das carreiras não contam para efeitos da respectiva progressão, noticia a Lusa.

Em nota divulgada esta quarta-feira, o SMPP «repudia» a interpretação feita pelo Governo sobre o diploma referente à progressão das carreiras profissionais, considerando que o facto de «o tempo que durou o congelamento das progressões das carreiras deixar de contar para efeitos de progressão, sem qualquer retroactivo, cria um buraco negro de dois anos».

A direcção do Sindicato, presidida por António Cluny, reuniu-se sexta-feira com o ministro da Justiça, Alberto Costa, tendo este transmitido que «o período de tempo em que ocorreu o congelamento deixará de contar, para sempre, para efeitos de progressão das carreiras dos magistrados».

Ministro da Justiça ataca magistrados

Justiça reforçada com 30 magistrados

«Esta interpretação foi definida pelo Ministério das Finanças e aplica-se a todos os magistrados abrangidos pelo congelamento das progressões», refere a nota, acrescentando que este entendimento «mereceu o repúdio imediato» do SMMP.

«Uma leitura correcta do diploma do congelamento não consente esta interpretação, na medida em que esta se traduz pura e simplesmente numa expropriação ilegítima do tempo de antiguidade dos magistrados», acrescenta.

Os órgãos dirigentes do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público vão reunir-se para tomar medidas quanto à situação, designadamente a impugnação judicial do despacho governamental, segundo a nota.
Continue a ler esta notícia

Relacionados