Saúde fecha Santa Cruz, Egas Moniz e Francisco Xavier - TVI

Saúde fecha Santa Cruz, Egas Moniz e Francisco Xavier

Saúde (arquivo)

Ministério procura terreno de 9 hectares na zona ocidental de Lisboa ou em Oeiras para substituir hospitais

O Ministério da Saúde está à procura de um terreno de 9 hectares na zona ocidental de Lisboa ou em Oeiras para substituir os hospitais de Santa Cruz, Egas Moniz e Francisco Xavier, que vão fechar.

Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, Rui Portugal, revela que está «à procura de um terreno que possa substituir os hospitais de São Francisco Xavier, Egas Moniz e Santa Cruz [em Carnaxide], que vão fechar».

O terreno de 9 hectares, equivalente a nove campos de futebol, está a ser procurado na zona ocidental de Lisboa, mas não é de excluir que possa ficar, por exemplo, em Oeiras.

«Sendo a ideia servir a zona ocidental da Grande Lisboa, não haveria problema se o hospital ficasse no concelho de Oeiras, até porque o mais importante é que existam boas acessibilidades».

Os hospitais de Santa Cruz, Egas Moniz e São Francisco Xavier compõem, desde 2005, o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, seguindo uma tendência de junção hospitalar fomentada pelo ministro Correia de Campos, que criou ainda o Centro Hospitalar de Lisboa Norte (Santa Maria e Pulido Valente) e o Centro Hospitalar de Lisboa Central, que reúne debaixo da mesma gestão as unidades de Santa Marta, Capuchos, São José e Estefânia.

900 camas

O fecho dos três hospitais não tem ainda uma data prevista, mas só acontecerá depois de a nova unidade entrar em funcionamento.

Entre os argumentos para a mudança de instalações, a ARS salienta que «os hospitais em questão têm instalações antigas e que respondem com dificuldade às necessidades dos utentes e dos profissionais», acrescentando que, com a renovação do parque hospitalar de Lisboa, «faz sentido que se comece em pensar em Lisboa Ocidental, que vai ser claramente a zona pior servida em termos de adequação das estruturas hospitalares existentes».

O Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental tem, no seu conjunto, 900 camas para internamento nos vários serviços e realiza, por ano, cerca de 400 mil consultas. As unidades lideradas por Pedro Abecassis fazem 200 mil urgências, 50 mil sessões de Hospital de Dia e internam cerca de 30 mil doentes nestes três hospitais, tendo mais de 4 mil profissionais.
Continue a ler esta notícia