Quais as maravilhas de Portugal? - TVI

Quais as maravilhas de Portugal?

Torre de Belém

Portugueses vão poder escolher os seus monumentos preferidos até 7 de Julho de 2007, dia em que serão anunciadas as «Novas Sete Maravilhas do Mundo». E para o leitor, quais são as sete maravilhas de Portugal?

Relacionados
Quando forem anunciadas as «Novas Sete Maravilhas do Mundo», no dia sete de Julho, no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal ficará também a conhecer os sete monumentos nacionais preferidos pelos portugueses que participarem numa votação que terá início no próximo dia sete de Dezembro.

A iniciativa nacional apoiada pelo Ministério da Cultura tem como objectivo envolver os portugueses na votação global, que começou no início de 2006, mas também «valorizar e recuperar o património nacional», tal como frisou ao PortugalDiário Paulo Pereira, director da Realizar Impact Marketing, a empresa portuguesa que está a organizar o evento em conjunto com a Young&Rubicam.

O primeiro passo para a escolha dos monumentos que vão figurar entre as «Sete Maravilhas de Portugal» vai ter início já na próxima semana. Sete especialistas vão fazer uma pré-selecção de 77 monumentos - Humberto Moreno (Professor Catedrático da Universidade Portcalense), Carlos Oliveira (Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico), Andreia Galvão (Vice-presidente do Instituto Português do Património Português), Luís Raposo (arqueólogo), João Sacadura (apresentador do programa «Cartaz das Artes»).

No início de Dezembro, proceder-se-á à fase seguinte, quando um conjunto de «notáveis» irá encolher esta lista para 21 finalistas, que vão estar a votação.

«Os 77 notáveis são representativos de todos os quadrantes sociais», disse o responsável, acrescentando: «Estamos a falar de artistas, escritores, actores, psicólogos, sociólogos, jornalistas, entre eles o maestro António Vitorino de Almeida, o Tiago Monteiro, no caso do desporto, Simone de Oliveira, Pedro Buromester, Vítor Constâncio, do Banco de Portugal».

À espera de um milhão de votos

Se as expectativas para a votação global apontam para números entre os 150 os 300 milhões de votos (até ao momento já manifestaram a sua opinião 30 milhões de pessoas), em relação às maravilhas portuguesas, os números são mais baixos, mas nem por isso menos ambiciosos. A meta da organização é que desde 7 de Dezembro de 2006 até 7 de Julho de 2007 se registem um milhão de votos.



Quem quiser participar na iniciativa poderá aceder ao site As Sete Maravilhas de Portugal, ou fazê-lo através de chamada telefónica ou SMS. A primeira modalidade irá ser gratuita, sendo que as outras duas vão ter um custo de cerca de 1,50 euros.

Este valor destina-se à recuperação património, embora a decisão sobre que monumentos serão recuperados não esteja ainda tomada. «Só quando tivermos um número é que poderemos, em conjunto com o IPPAR [Instituto Português do Património Arquitectónico], decidir quais os monumentos que serão recuperados, de acordo com o valor arrecadado», disse Paulo Pereira.

Quem quiser assistir ao vivo ao anúncio das «Novas Sete Maravilhas do Mundo» e às «Sete Maravilhas Portuguesas», na cerimónia que irá ter lugar no Estádio da Luz, terá de preparar a carteira. O preço dos bilhetes ainda não está definido, mas João Carlos Oliveira, da Young e Rubicam, estimou que o preço médio da entrada será entre os 80 e os 100 euros.

Apesar de este preço poder parecer inacessível para a maioria dos portugueses, o responsável sublinhou que o total dos ingressos vendidos não chegará para saldar o custo do evento, que estimou «entre os 10 e os 12 milhões de euros». A viabilidade financeira do evento será atingida como através do apoio de sete patrocinadores.

E o leitor, quais acha que devem ser os sete monumentos distinguidos com o título «Maravilha de Portugal»? Envie-nos fotos, vídeos e links das «maravilhas» que acha que devem entrar na votação através do email do PortugalDiário (portugaldiario@iol.pt).
Continue a ler esta notícia

Relacionados