Guarda já tem «oleões» - TVI

Guarda já tem «oleões»

Garrafas de óleo de girassol

Equipamentos instalados na cidade recolhem o óleo doméstico para reciclar e transformar em biodiesel

Relacionados
A Câmara da Guarda instalou esta sexta-feira, cinco equipamentos para recolha de óleos alimentares domésticos usados, antecipando uma acção que, a partir do próximo ano, a Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) vai ampliar a todos os associados, refere a agência Lusa.

Segundo Lurdes Saavedra, vereadora do pelouro do ambiente da autarquia, dois dos primeiros «oleões» foram instalados em dois supermercados da cidade (com capacidade para 120 litros), outro na cantina da Câmara (50 litros) e os outros dois, com capacidade de recolha de 250 litros, em dois pontos considerados «estratégicos» na cidade.

Esta acção antecede a campanha que deverá arrancar em Janeiro do próximo ano, quando a AMCB, através da EnerArea ¿ Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior, proceder à distribuição de equipamentos idênticos por todos os Municípios que a constituem, adiantou.

Reciclagem do óleo faz com que a agua fique mais limpa

«Achámos que devíamos começar já, porque constatámos que um dos principais problemas nas estações de tratamento de águas residuais diz respeito ao tratamento dos óleos alimentares que são metidos na rede domiciliária de esgotos», explicou.

A vereadora do ambiente garantiu que com esta antecipação no processo de recolha de óleos alimentares usados a autarquia está «a fazer com que as linhas de água fiquem menos poluídas e que a população crie hábitos de reciclagem».

«Começando agora, começamos a criar hábitos e a entrar na mente das pessoas e, em Janeiro, já estamos com uma recuperação diferente dos outros Municípios», disse.

Às pessoas é pedido que recolham os óleos para as garrafas e quando estas estiveram cheias as coloquem nos recipientes. Quando os «oleões» estiverem cheios, o óleo ali depositado será transportado para a empresa Ecodiesel, parceira da AMCB, que procederá ao processo que visará a sua transformação em biodiesel.
Continue a ler esta notícia

Relacionados