Brasil: recompensa por quadros roubados - TVI

Brasil: recompensa por quadros roubados

  • Portugal Diário
  • 22 dez 2007, 19:45

Obras de Picasso e Portinari foram roubadas quinta-feira do Museu de Arte de São Paulo

O empresário brasileiro Jorge Yunes ofereceu uma recompensa a quem fornecer informações que levem à recuperação das telas de Picasso e Portinari roubadas quinta-feira do Museu de Arte de São Paulo (MASP), reportou este sábado a imprensa brasileira, escreve a Lusa.

Segundo o diário Folha de São Paulo, o empresário e coleccionador de arte oferece uma recompensa de 100 mil reais (cerca de 39 mil euros).

O jornal adiante que o empresário já falou com o presidente do MASP, Júlio Neves, sobre a possibilidade de a verba ser empregue na melhoria do sistema de segurança do museu, caso o informador seja um agente policial e não possa receber a recompensa.

As duas obras roubadas foram «O Lavrador de Café», de Portinari, e «O Retrato de Suzanne Bloch», de Picasso, e estão avaliadas em 38,5 milhões de euros.

As câmaras de segurança do museu registaram o furto e servirão agora como principal ponto de partida para as investigações policiais.

Segundo as primeiras pesquisas, os ladrões foram rápidos e tinham noção exacta das obras que pretendiam e onde estavam.

Inaugurado em Outubro de 1947, o MASP está localizado na Avenida Paulista, no coração financeiro de São Paulo, com um dos maiores acervos da América Latina, com destaque para obras de artistas brasileiros, italianos, flamengos e franceses.

Um dos destaques é o espaço dedicado à colecção completa de esculturas de Edgar Degas, com 73 peças em bronze.
Continue a ler esta notícia