Túneis para a Serra da Estrela - TVI

Túneis para a Serra da Estrela

  • Portugal Diário
  • 26 dez 2007, 13:41

Moção aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal de Manteigas

Relacionados
A Assembleia Municipal de Manteigas aprovou por unanimidade, uma moção que defende a construção de túneis na Serra da Estrela como sendo a solução que «melhor serve a região».

«Adoptamos como solução fiável, credível e de menor risco a travessia da serra por túnel entre a Covilhã, Gouveia e Seia, com passagem por Manteigas», defendem os subscritores do documento a que a Agência Lusa hoje teve acesso.

Caso a sugestão seja aplicada, a Assembleia Municipal de Manteigas, presidida pelo PSD, considera que «assim se conseguiriam ligar em rede três distritos, Castelo Branco, Guarda e Viseu, agremiando massa crítica e escala espacial e territorial, com distâncias temporais muito inferiores a 60 minutos».

A posição foi tomada numa altura em que está em curso o processo que o Ministério das Obras Públicas lançou para estudar os eixos viários que irão atravessar o maciço central da Serra da Estrela.

Na proposta estão contemplados os Itinerários Complementares (IC¿s) 6 (Coimbra/Covilhã), 7 (Seia/Celorico da Beira), e 37 (Viseu/Seia) mas o Município de Manteigas continua a defender a construção de túneis, a partir de Unhais da Serra (Covilhã), com ligação a Gouveia e Seia, numa extensão de oito quilómetros.

«Defendemos a solução «túneis da Serra da Estrela», como a que melhor serve a região», lê-se na moção. «Parece-nos que os nossos argumentos são irrebatíveis. Ainda assim, o maior argumento é que Manteigas sem a existência de túneis perderá a última oportunidade de integrar o futuro, apesar de ser o «Coração da Serra da Estrela» e as suas potencialidades de nada lhe valerão e em nada contribuirão para o desenvolvimento em rede que todos defendemos afincadamente», é referido.

«Entendemos que as acessibilidades em estudo são indispensáveis [IC 6, IC 7 e IC 37]. Sobre os traçados do IC 7 e IC 37 nada temos a opor antes do estudo dos túneis. Quanto ao IC 6, entendemos que o troço entre a Covilhã e Unhais da Serra é inquestionável que seja executado», salienta o documento.

«Quanto ao traçado proposto a partir de Unhais suscitam-se as mais várias reservas, entre as quais a altitude a que se desenvolve, com as inerentes consequências climáticas (neve, gelo, nevoeiro) transformando-o num traçado de risco», sustenta a moção, para defender a construção de túneis.
Continue a ler esta notícia

Relacionados