EUA: Base das Lajes para treinar aviões militares - TVI

EUA: Base das Lajes para treinar aviões militares

  • Portugal Diário
  • 21 fev 2008, 17:25
lajes  aeroporto c17

Açores: norte-americanos anunciaram intenção em encontro bilateral

Relacionados
Os EUA manifestaram esta quinta-feira, na comissão bilateral que acompanha o Acordo das Lajes, a intenção de utilizar a base da ilha Terceira, nos Açores, para apoio ao treino de novos aviões militares no espaço aéreo junto ao arquipélago, refere a Lusa.

O representante dos Açores na comissão bilateral, que hoje se reuniu em Lisboa, adiantou que os representantes norte-americanos apenas apresentaram uma «manifestação de vontade», que representa uma «fase inicial» do processo.

Ao abrigo do Acordo de Cooperação e Defesa assinado entre Portugal e os Estados Unidos, as Forças Armadas norte-americanos possuem um destacamento na base portuguesa das Lajes.

Lajes: Açores «frontais» nos seus pontos de vista

Despedidos das Lajes sem subsídio de desemprego

Segundo André Bradford, esta intenção de criar uma zona de treino deverá evoluir para estudos técnicos ao nível das Forças Aéreas dos dois países.

O representante açoriano adiantou ainda que os Estados Unidos deixaram claro na reunião que este campo de treino para novos aviões militares não implica o uso de armas reais de combate.

«Tomamos nota desta vontade» dos norte-americanos, disse André Bradford, para quem as autoridades dos Açores não estão fechadas à possibilidade de criação de novas valências na base da ilha Terceira, desde que salvaguardados factores ambientais e de segurança.

Os Açores e as Lajes têm sido, devido à sua posição estratégica entre a Europa e a América, uma plataforma essencial para o reforço da defesa do continente europeu e ponto de projecção americana para o Mediterrâneo, Norte de África, Médio Oriente e Ásia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados