Portugal tem das adolescentes mais obesas - TVI

Portugal tem das adolescentes mais obesas

(arquivo)

Relatório da UNICEF alerta para aumento da obesidade nos países industrializados

Portugal é um dos sete países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) que registaram níveis mais elevados de obesidade entre as raparigas adolescentes durante o ano de 2007, revela um relatório da UNICEF divulgado esta sexta-feira.

De acordo com o relatório Situação Mundial da Infância 2011, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), nos «países industrializados e em desenvolvimento, a obesidade é uma preocupação séria e crescente».

De um conjunto de dez países em desenvolvimento, que não são explicitados no documento, a UNICEF constatou que entre 21 a 36 por cento de raparigas com idades compreendidas entre os 15 e os 19 anos apresentavam excesso de peso, com um índice de massa corporal superior a 25.

«Entre os países da OCDE, os níveis mais altos de obesidade registados em 2007 foram constatados nos quatro países da Europa Meridional - Espanha, Grécia, Itália e Portugal -, ao lado das principais nações anglófonas ¿ Canadá, Estados Unidos e Reino Unido», lê-se no relatório.

É apontado que «as meninas são mais vulneráveis a dificuldades nutricionais do que os meninos» e o relatório revela que «em nove países - com excepção da Índia, todos os demais situados na África Ocidental e Central -, mais de 50 por cento das meninas de 15 a 19 anos de idade sofrem de anemia».
Continue a ler esta notícia