Sem desporto escolar alunos podem engordar quatro quilos por ano - TVI

Sem desporto escolar alunos podem engordar quatro quilos por ano

Obesidade

Fenprof acusa Governo de querer acabar com mil horários de desporto no próximo ano lectivo

Relacionados
A eliminação do desporto escolar pode levar cada aluno a ganhar quatro quilos num só ano lectivo A agência Lusa foi ouvir um especialista em obesidade infantil que critica a medida «economicista» do Governo. O apertar do cinto na educação vai levar, segundo a Fenprof, ao corte nos horários do desporto escolar.

Para António Palmeira, investigador da Universidade Lusófona, o fim do desporto escolar terá consequências a longo prazo na saúde dos jovens, já que «as pessoas que não fazem desporto nestas idades muito dificilmente o farão na idade adulta e 80 por cento dos que são obesos nesta altura serão obesos na idade adulta».

Segundo as contas do especialista, duas sessões de desporto escolar por semana representam o consumo de mil calorias, o que corresponde a 30 mil calorias por ano, ou seja, são «quatro quilos a mais no jovem se mantiver o mesmo regime alimentar num ano lectivo, só por não terem desporto escolar».

A Fenprof acusou, na segunda-feira, o Ministério da Educação de querer «impor, sem negociar», um plano de organização do próximo ano escolar que poderá eliminar «cerca de 10 mil horários de trabalho», entre os quais se incluem os cerca de mil horários para o desporto escolar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados