«Ponte Eiffel durará mais de 100 anos» - TVI

«Ponte Eiffel durará mais de 100 anos»

  • Portugal Diário
  • 30 out 2007, 13:01
Mário Lino, durante a abertura da ponte Eiffel de Viana do Castelo (foto FERNANDO MARTINS/LUSA)

Mário Lino declarou que ponte de Viana de Castelo está «completamente segura»

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O ministro das Obras Públicas, Mário Lino, garantiu hoje que a ponte Eiffel de Viana do Castelo durará «mais de 100 anos» em resultado das intervenções de recuperação do tabuleiro rodoviário e reforço dos pilares, orçadas em 12,4 milhões de euros.

«Esta ponte vai durar mais de 100 anos, não tenho dúvida nenhuma sobre isso», disse Mário Lino no decorrer da cerimónia de reabertura do tabuleiro rodoviário daquela ponte, que estava fechado desde 1 de Fevereiro de 2006 para obras de recuperação e alargamento.

O ministro sublinhou ainda que, com estas empreitadas, aquela centenária travessia fica «completamente segura».

As obras, segundo o prazo inicialmente fixado, deveriam durar apenas seis meses, mas após a remoção do tabuleiro foram detectados graves problemas de corrosão que obrigaram à suspensão dos trabalhos, a estudos mais aprofundados coordenados pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil(LNEC) e à reformulação do projecto.

Segundo Mário Lino, as obras foram lançadas segundo um projecto de 2004, que não se revelou adequado à realidade detectada após a remoção do tabuleiro.

Por isso, e após o estudo do LNEC, foi elaborado um novo projecto e a «nova» obra foi adjudicada em Janeiro de 2006, tendo hoje o tabuleiro reaberto ao trânsito.

«Acabou por ser um processo conduzido com bastante rapidez e com todo o rigor», disse ainda Mário Lino, adiantando que, caso não se fizesse a obra, «em pouco tempo não mais havia ponte».

Os custos da intervenção também sofreram uma derrapagem, subindo de cinco milhões de euros para 8,6 milhões.

Com esta intervenção, a largura do tabuleiro da ponte passou de 6,88 metros para oito metros, seis dos quais para as faixas de rodagem e os restantes para dois passeios de um metro cada.

Os 21 meses em que o tabuleiro rodoviário esteve encerrado significaram um «calvário» para os moradores nas freguesias da margem esquerda, sobretudo de Darque, que passaram a ser obrigados a fazer um desvio de mais de uma dezena de quilómetros para aceder à cidade de Viana do Castelo, que fica mesmo do outro lado da ponte.

Segundo números da Comissão de Utentes da ponte, os 12.500 automobilistas que utilizavam diariamente aquela centenária travessia para fazer a ligação entre Darque e Viana do Castelo terão gasto cerca de seis milhões de euros «a mais» só em combustíveis.

Por cada viagem entre aquelas duas localidades, os habituais utilizadores da ¿Eiffel¿ foram obrigados a fazer, em media, 11 quilómetros a mais, o que, no total, dá cerca de 90 milhões de quilómetros feitos exclusivamente por causa do fecho do tabuleiro rodoviário.

A ponte metálica de Viana do Castelo tem 129 anos e em 2003 a Ordem dos Engenheiros distinguiu a sua reabilitação como uma das «100 obras de engenharia civil mais notáveis construídas no século XX», escreve a Lusa.

Foi concebida pelo francês Gustave Eiffel e inaugurada oficialmente a 30 de Junho de 1878, numa travessia presidida por Fontes Pereira de Melo.
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