Ourivesaria: «É para partir tudo!» - TVI

Ourivesaria: «É para partir tudo!»

  • Portugal Diário
  • 21 nov 2007, 19:50

Encapuzados assaltaram loja em Salvaterra de Magos

Relacionados
Luís S. confessa que não ganhou para o susto e, passadas algumas horas sobre o assalto à sua ourivesaria, numa movimentada rua de Salvaterra de Magos, tem ainda dificuldade em perceber a «destruição brutal» feita na loja pelos três homens armados.

Com a ajuda da família, o proprietário da ourivesaria que foi hoje assaltada cerca das 12:00 por um grupo de quatro homens, encapuzados, vai tentando pôr ordem nos cacos espalhados por todo o lado e, em declarações à agência Lusa, confessa não conseguir avaliar o valor dos prejuízos que sofreu.

«Estava com uma cliente que se preparava para sair, junto à porta, quando os três homens, armados e encapuzados entraram de repente dando ordem para me deitar», relatou, afirmando que quando a senhora se apercebeu da aproximação dos assaltantes ainda tentaram, sem sucesso, fechar a porta.

A cliente ficou na rua e Luís assistiu, deitado, à ordem dada «com sotaque africano» de «é para partir tudo». Referindo que os assaltantes estavam encapuzados de tal forma que é impossível qualquer identificação, o proprietário da ourivesaria disse à Lusa que foram retirados inúmeros objectos em ouro e prata das vitrinas partidas.

Outros ficaram no chão, danificados, porque foram pisados, tal como foram partidos os vidros dos relógios de pé alto. «Foi uma destruição brutal», disse, confessando que a sua preocupação primeira foi salvaguardar a sua integridade física.

O proprietário, que já foi ouvido pela Polícia Judiciária, disse que não tinha seguro porque como as ourivesarias são consideradas de «alto risco» pelas seguradoras «os prémios são altíssimos», o que a juntar ao elevado custo dos sistemas de segurança se torna impossível de suportar.

Luís S. afirmou que foi a primeira vez que a sua ourivesaria, situada ao lado de um banco, foi assaltada, mas disse que Salvaterra tem sido alvo de vários assaltos violentos. Os assaltantes, que dispararam um tiro para o ar quando saíram do interior da loja, fugiram num Volkswagen Passat escuro, onde eram aguardados por um quarto elemento.
Continue a ler esta notícia

Relacionados