Greve na Soflusa: 100 ou 48 por cento de adesão? - TVI

Greve na Soflusa: 100 ou 48 por cento de adesão?

Catamarã da Soflusa (foto Soflusa)

Travessias vão estar interrompidas também durante a tarde

A greve na transportadora fluvial Soflusa, que impediu quarta-feira de manhã a circulação entre as 5:15 e às 10.00, vai voltar a interromper a travessia durante a tarde, tem balanços diferentes, conforme se trate do sindicato ou da administração, noticia a Lusa.

A greve, convocada pelo Sindicato dos Transportes Fluviais, Costeiros e da Marinha Mercante, para as ligações fluviais entre o Barreiro e o Terreiro do Paço tem a duração de duas horas por turno nos dias 01, 02 e 03 de Outubro, para os trabalhadores marítimos e administrativos, e de 24 horas para os trabalhadores de terra, afectos à Direcção Comercial, apenas durante o dia hoje.

«A partir das 17:30 a circulação vai estar novamente interrompida. A adesão à greve na manhã de hoje foi de 100 por cento pois nenhuma embarcação circulou e acredito que durante a tarde a adesão seja igual», disse à Lusa Albano Rita, presidente do sindicato.

Já a Soflusa apresenta números diferentes e explica que basta faltar um elemento da tripulação para que o barco não possa circular. «A adesão em termos gerais foi de 48,6%, ao nível dos operativos da exploração (onde se incluem as tripulações) de 75,6% e da parte comercial de 87,5%», disse à Lusa fonte oficial da empresa, que reconheceu que até às 10:00 não circulou nenhum barco.

Nos dias 01, 02 e 03 de Setembro, os sindicatos realizaram uma greve nos mesmos moldes que a que agora se realiza, originada pela falta de acordo na revisão salarial.

A Soflusa assegurou transportes alternativos, concretamente transportes rodoviários e ferroviários. Os passes para circulação nos barcos da Soflusa são válidos em todos os transportes alternativos colocados à disposição para esta greve.
Continue a ler esta notícia