Roubaram dezenas de carros para os venderem às peças - TVI

Roubaram dezenas de carros para os venderem às peças

Novo Opel Astra

GNR de Penafiel deteve três homens envolvidos no esquema

Relacionados
A GNR de Penafiel anunciou esta quarta-feira a detenção de três homens suspeitos de envolvimento em furtos, desmantelamento e viciação de 60 veículos nos distritos do Porto e Aveiro.

Na operação, com o nome de código «ORCA 134», foram feitas 11 buscas em oficinas, garagens e residências dos concelhos de Marco de Canaveses, Esmoriz, Ovar e Espinho.

«As viaturas, que foram furtadas um pouco por toda a região norte, mas com uma maior incidência nos concelhos do Vale do Sousa, eram depois vendidas a um indivíduo que operava nos concelhos do distrito de Aveiro, local onde eram desmanteladas e vendidas depois em peças», explicou à Lusa o capitão Adriano Rocha, comandante do Destacamento de Penafiel da GNR.

Em Esmoriz, foi detido o homem que alegadamente recolhia as viaturas furtadas e procedia ao seu desmantelamento.

Outro dos três detidos nesta operação é um indivíduo que recentemente conduzia a viatura que atropelou um agente da PSP no Porto, no Bairro de Aleixo. Esse homem será um dos operacionais no furto das viaturas. Esse indivíduo, segundo a GNR, efectuava outros furtos e roubos.

O oficial sublinhou que esta operação permitiu a recolha de meios de prova para os crimes de furto, receptação, desmantelamento e viciação de veículos automóveis, sobretudo de mercadorias e de todo o terreno.

Nas diligências da GNR, que terminaram às primeiras horas desta quarta-feira, procedeu-se à apreensão de três viaturas (uma delas de grande cilindrada ¿ BMW X5), inúmeros documentos relacionados com os veículos, um motor de uma Mitsubishi Canter, partes de uma Nissan Navara e de uma Mitsubishi Strakar, oito computadores portáteis, um lcd e uma pistola 6,35mm,

A operação da GNR foi comandada pelo Destacamento de Penafiel, em articulação com o Destacamento de Ovar. Contou também com a participação de 37 militares dos Destacamentos de Intervenção do Porto e de Aveiro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados