Tiroteio: habitações foram atingidas - TVI

Tiroteio: habitações foram atingidas

Coimbra: três bairros sociais foram palco de dezenas de disparos

Relacionados
A Polícia Judiciária (PJ) está a tentar identificar os suspeitos da autoria de vários disparos registados domingo no Planalto do Ingote - que abrange três bairros sociais -, em Coimbra, local de onde foram recolhidos dezenas de projécteis, disse esta segunda-feira fonte policial à agência Lusa.

O incidente ocorreu ao final da tarde e não provocou feridos, confirmaram fontes da PJ e da PSP de Coimbra, que também esteve no local.

De acordo com a PJ de Coimbra, «vários veículos, com vários indivíduos chegaram ao local e começaram a disparar». Terá sido uma «espécie de celebração ou de intimidação», já que, aparentemente, «não foi ninguém visado directamente», disse a mesma fonte.

Dezenas de disparos

Apesar de não ter havido feridos, alguns tiros chegaram a atingir habitações. Foram efectuados «dezenas de disparos, alguns com [armas de] nove milímetros», referiu a fonte da PJ. Quando a polícia chegou ao local, não encontrou sinais dos autores, que ainda não foram identificados.

A PJ deslocou uma brigada ao local, que recolheu «várias dezenas de projécteis» e tem a indicação de que algumas das balas foram apanhadas, eventualmente por populares, ainda antes da chegada da polícia.

Pouco tempo depois dos disparos, a PSP deslocou para o local vários meios, incluindo uma equipa de intervenção rápida, e foram accionadas ambulâncias, na eventualidade de haver feridos, informou a PSP, sem especificar dados.

O Planalto do Ingote abrange os bairros António Sérgio, da Rosa e do Ingote, onde vivem perto de 800 famílias, mais de metade inquilinas da Câmara Municipal.

A zona está a ser intervencionada no âmbito de um programa - «Planalto Seguro» - que visa combater o tráfico de droga e zelar pela ordem pública naquela zona estigmatizada da cidade.

Neste projecto estão envolvidas oito instituições, incluindo a autarquia, PSP e Polícia Municipal, Instituto da Droga e Toxicodependência, Caritas Diocesana de Coimbra, junta de freguesia e associações de moradores.

Uma das medidas anunciadas foi o policiamento de proximidade. A primeira reunião da parceria «Planalto Seguro» está agendada para quarta-feira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados