Ota: Ribeiro e Castro pede auxílio a Cavaco - TVI

Ota: Ribeiro e Castro pede auxílio a Cavaco

  • Portugal Diário
  • 15 jan 2007, 17:45

Líder do CDS pede ao Presidente da República que impeça construção do novo aeroporto

Relacionados
José Ribeiro e Castro criticou esta segunda-feira a construção do novo aeroporto da Ota e apelou ao Presidente da República para que intervenha e «infunda bom senso no Governo». A notícia é avançada pela Lusa.

«Pedimos ao Presidente da República que actue no quadro do que designei de magistratura de exigência, no cruzamento da cooperação estratégica com a estabilidade dinâmica, e infunda bom senso no Governo», afirmou Ribeiro e Castro, num almoço na sede do CDS-PP sobre o futuro aeroporto da Ota.

Aliás, o líder democrata-cristão deixou mesmo um aviso ao executivo socialista, caso o Governo não altere a sua decisão de construir um novo aeroporto na Ota. «Em 2009, se o PS perder a maioria, todo o projecto da Ota será parado, esteja na fase em que estiver», disse, convidando o PSD a fazer idêntica declar ação. «Acreditamos que a incerteza assim introduzida no futuro do investiment o forçará finalmente a interrupção imediata do projecto e conduzirá o Governo a trabalhar num quadro de consenso alargado», explicou.

Para Ribeiro e Castro, «a Ota é um investimento desastrado» e «Lisboa não precisa de um novo aeroporto» mas «de outro aeroporto que complete a Portela», nomeadamente para servir as companhias low-cost.

A mesma posição foi manifestada pelo orador convidado pelo CDS para este almoço, o jornalista Miguel Sousa Tavares, que sublinhou «não estar suficiente mente esclarecido» sobre as vantagens da construção de um novo aeroporto da Ota.

«Quem é que pediu um novo aeroporto?», questionou, considerando que os únicos beneficiários da Ota serão «as empresas de obras públicas, as companhias de seguros, os bancos, os escritórios de advogados e as empresas de estudos».

Para Sousa Tavares, «o aeroporto tem de estar onde estão os seus passageiros», salientando que 85 por cento dos utentes da Portela moram na região da Grande Lisboa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados