Ota: de quem são os terrenos? - TVI

Ota: de quem são os terrenos?

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Após o anúncio do novo aeroporto de Lisboa, valor dos terrenos subiu. Agora pergunta-se quem os comprou. Da especulação imobiliária passou-se para a «pura especulação» dos nomes dos proprietários. O PDiário foi à procura dos donos

José Sócrates decidiu apostar em grandes investimentos como a Ota e o TGV para animar a economia nacional. O projecto ainda não avançou, mas como assunto de debate o novo aeroporto tem lugar de destaque nas conversas dos portugueses. Os estudos, que justificam a escolha de localização, continuam no gabinete do ministro das Obras Públicas e o adensa-se o mistério quanto aos proprietários dos terrenos que circundam a área envolvente ao anunciado novo aeroporto.

Quanto aos maiores proprietários do concelho não parece haver dúvidas em Alenquer. «O maior é a empresa "Renit/Tiner"», garantiram ao PortugalDiário. Um nome facilmente constatável num passeio pela zona, devido aos outdoors da empresa. Este é um grupo ligado ao imobiliário, à construção civil e à aeronáutica, com 12 firmas em Portugal. António Varela é o rosto do grupo em território nacional.

Mas esta não é a única referida ao PortugalDiário. A "Turiprojecto" também surge como grande proprietária. Em 2000, o grupo trabalhava com a norte-americana "Trizechann" e a espanhola "Riofisa". À época o seu maior objectivo era a promoção de dez retails parks no país. José António Carmo é o representante do grupo em Portugal.

A banca também tem interesses na zona e o BES surge na lista de alegados proprietários através da ESAF. A "Espírito Santo Activos Financeiros SGPS, SA" é uma holding de investimentos mobiliários e imobiliários.

Outro nome, referido ao PortugalDiário pela população de Alenquer como sendo detentor de diversas propriedades, foi o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos. «Às vezes aparece aí. Tenta passar despercebido, mas nós sabemos quem é».

Mas as dúvidas sobre os verdadeiros proprietários das terras no concelho de Alenquer têm tido a sua grande divulgação na Internet e nos blogues. Vários nomes de dirigentes socialistas têm sido divulgados no espaço cibernético, mas se existem provas concretas da sua veracidade elas ainda não foram reveladas.

O PortugalDiário tentou aceder aos nomes dos verdadeiros donos dos terrenos junto das repartições de finanças e conservatórias de Alenquer e Azambuja, mas tal revelou-se uma tarefa impossível sem as «matrizes» das propriedades. Apesar dos registos serem públicos sem o número identificativo do terreno não se pode procurar esta informação.

No fim dos anos 90, após o anúncio da escolha da localização da Ota para o novo aeroporto de Lisboa, a procura de terrenos disparou. Este ano, e apesar de Sócrates ter reiterado a construção do aeroporto como prioritária, poucos negócios foram feitos. Os detentores dos terrenos não estão interessados, neste momento, em vender as propriedades, preferindo aguardar a decisão governamental.

Os terrenos mais valiosos não são os mais próximos da localização do novo aeroporto, porque esses estão condicionados pela infra-estrutura. Mas os que se situam nas freguesias circundantes podem ser essenciais para logística do aeroporto: uma nova centralidade pode nascer ali baseada num afluxo de milhares de pessoas.

Apesar do atraso na concretização do novo aeroporto, não é difícil encontrar anúncios nos jornais, onde se vende habitações e terrenos «perto do novo aeroporto da Ota» ou a «9 km da Ota, em Aveiras de Cima».

Os terrenos na Ota não são os únicos à mercê da especulação imobiliária nem do empreendedorismo dos homens de negócios. Afinal, com a Ota e o desmantelamento da Portela, quanto podem valer os terrenos na Alta de Lisboa? E de quem são? Os blogues garantem que Stanley Ho, presidente da Sociedade Gestora da Alta de Lisboa, tem 300 hectares para este mega-projecto imobiliário já em construção.

Com a saída da Portela, ficam livres os terrenos onde está instalado o Aeroporto. Em 1998, esta zona foi avaliada em 245 milhões por peritos de um tribunal.
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