Igespar acompanha o projecto do Mercado do Bolhão - TVI

Igespar acompanha o projecto do Mercado do Bolhão

  • Portugal Diário
  • 4 mar 2008, 16:34
Mercado do Bolhão (foto do site oficial da Câmara Municipal do Porto)

TNC garante manter o traçado original. Câmara cede espaços provisórios aos comerciantes

Relacionados
O projecto que a empresa TramCroNe (TNC) deseja para o mercado do Bolhão está a ser acompanhado pelo Igespar (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico), disse esta terça-feira o vereador do Urbanismo da Câmara do Porto como noticiou a Lusa.

Lino Ferreira disse aos jornalistas que o objectivo destes encontros com o Igespar é construir um projecto que seja, desde logo, aprovado. «Queremos construir um projecto que seja consensualizado», afirmou o vereador, acrescentando que no primeiro encontro, que decorreu na semana passada, houve «uma troca de impressões». Adiantou ainda que «o projecto tem vindo a evoluir» e que «brevemente será marcado um novo encontro» com o Igespar.

Conheça o novo Bolhão

Porto: aprovada renovação do Mercado do Bolhão


A Câmara do Porto assinou em 23 Janeiro um contrato com a empresa TNC que prevê a cedência do mercado do Bolhão por 50 anos. A TNC garante que pretende manter o traçado original do mercado, implementando uma área comercial tradicional complementada com novas lojas, metade das quais de cultura, lazer e restauração.

Lino Ferreira admitiu que a obra de reconversão do Bolhão poderá ter início até ao final do primeiro semestre deste ano, adiantando, contudo, que este trabalho que deve ser feito com calma e ponderação. «É um projecto que vai sendo construído com os inputs das entidades que naturalmente têm que acompanhar e aceitar o projecto», afirmou.

O vereador salientou que «o prazo contratual tem que ser cumprido e a forma como está a ser construído o projecto é um garante disso».

Lino Ferreira disse ainda que a Câmara disponibilizou três espaços distintos na cidade para instalação provisória dos comerciantes do Bolhão enquanto decorrerem as obras. A Praça dos Poveiros e um troço na Rua do Bonjardim e Rua do Estêvão, mas a Câmara «disponibilizou-se ainda a equacionar a hipótese» de ceder o parque de estacionamento do Campo 24 de Agosto, afirmou o autarca.

O vereador salientou que o mais importante neste processo da concessão do Bolhão é «deixar as pessoas conversar e negociar com calma».
Continue a ler esta notícia

Relacionados