Antigo polícia atira sobre carro patrulha e é morto - TVI

Antigo polícia atira sobre carro patrulha e é morto

Depois de disparar sobre os agentes, barricou-se em casa

Actualizada às 13:00

Um tiroteio provocou, esta sexta-feira de madrugada, um morto e um ferido, no Laranjeiro, em Almada. Os incidentes aconteceram pouco depois das 01:00.

O autor dos disparos é um antigo agente policial, que terá atirado contra um carro patrulha, onde seguiam dois polícias. Em comunicado, emitido ao fim da manhã desta sexta-feira, a PSP conta que respondeu ao pedido de ajuda por causa de um alegado assalto à mão armada, cerca das 01:30.

Chegados ao local, depararam-se com «um cidadão que acenava em sinal de querer falar com a patrulha». «Ao abrir o vidro do carro patrulha, o cidadão apontou de imediato uma arma à cabeça do condutor, que, instintivamente, acelerou, procurando evitar o disparo iminente. Perante a reacção pronta do agente, o cidadão efectuou um disparo», acrescenta o comunicado.

O tiro estilhaçou o vidro da viatura e alojou-se no encosto de cabeça do banco do condutor.

De seguida, o atirador fugiu e barricou-se em casa, num apartamento situado num terceiro andar de um prédio. Seguiu-se, uma troca de tiros com os agentes da PSP. Um dos disparos atingiu um agente no peito, depois de ter trespassado o ecoponto atrás do qual se tinha refugiado. O polícia foi assistido no Hospital Garcia de Orta.

A patrulha foi reforçada com elementos da Intervenção Rápida de Setúbal e Seixal e foi também activada a Unidade Especial de Polícia (UEP). Esta última equipa, quando tentou a negociação com o suspeito, foi também recebida a tiro. Os agentes responderam também com disparos e acabaram por atingir mortalmente o suspeito.

O homem tinha 52 anos, tinha sido polícia e estava reformado há mais de 15 anos. A Polícia Judiciária tomou conta da ocorrência.
Continue a ler esta notícia