Carjacking aumentou 70%, mas vai baixar - TVI

Carjacking aumentou 70%, mas vai baixar

Carjacking: Governo quer sistema anti-roubo

Gabinete Coordenador de Segurança garante que a tendência para este tipo de crime é a diminuição, graças às equipas especializadas. Apesar de se ter verificado um aumento exponencial nos primeiros 5 meses, em Junho a tendência inverteu-se

Relacionados
O secretário-geral do Gabinete Coordenador de Segurança (GCS), Leonel de Carvalho, garante que a tendência dos crimes de carjacking é a diminuição, refere a Lusa.

De acordo com Leonel de Carvalho, nos cinco primeiros meses de 2008 este tipo de crime aumentou 70 por cento relativamente ao mesmo período do ano passado, mas em Junho a tendência inverteu-se e registou-se uma diminuição de 10 por cento. Só no mês de Junho ocorreram 35 casos contra os 39 denunciados no mesmo mês do ano passado.

Apesar de ainda não possuir dados relativos à primeira quinzena de Julho, o secretário-geral adiantou que a tendência de diminuição se mantém, porque se criaram equipas especializadas da PSP e da GNR para combater o carjacking. Leonel Carvalho garantiu que, desde Junho, há «uma orientação política» para a prevenção e combate deste crime e existe um «maior investimento» da Polícia Judiciária nesta área.

Novas medidas de combate ao carjacking

A Associação Portuguesa de Seguradores e a Associação Portuguesa de Leasing e Factoring vão iniciar, até ao final do ano, um projecto-piloto de leitura automática de matrículas para combater o carjacking. A execução deste projecto está prevista num protocolo que o Ministério da Administração Interna assina esta quinta-feira com as duas associações.

No mesmo âmbito, o MAI também assina esta quinta-feira um protocolo com a Associação de Comércio Automóvel de Portugal para desenvolver acções de divulgação, informação e sensibilização que estimulem a aquisição e a divulgação da oferta de soluções tecnológicas baseadas na georeferênciação e geolocalização (GPS) como serviço de protecção adicional.

O ministério integrou, na sua página da Internet, vários «conselhos úteis» e vai promover a distribuição de panfletos em zonas de maior incidência deste tipo de crimes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados