Mais de mil polícias estão de baixa - TVI

Mais de mil polícias estão de baixa

Distúrbios no bairro da Bela Vista

Denúncia dos sindicatos, que falam em cansaço

Relacionados
A denúncia é feita pelo Sindicado dos Profissionais de Polícia (SPP). Segundo o seu presidente, António Ramos, são precisamente 1482 os elementos de baixa actualmente, num universo de 22 mil agentes, escreve o «Correio da Manhã».

«Isto faz com que haja menos polícias na rua e que as esquadras fiquem cada vez mais desfalcadas, com consequências negativas no combate ao crime», alerta o dirigente sindical, acrescentando que «mais de metade» das baixas são de natureza psiquiátrica.

Como só cerca de metade (800) aguardam Juntas Superiores, significa que a outra metade pretende sair da instituição. Como não estão a trabalhar há mais de seis meses (limite máximo das juntas distritais), após devida avaliação, a Direcção Nacional da PSP pode declará-los inaptos e decretar a sua reforma compulsiva.

«A mudança na Lei de 2005, com o aumento da idade da reforma, agravou esta situação, que não é de agora, mas que nos preocupa muito nesta altura devido às proporções que está a tomar. Há agentes cansados, que já deviam estar na reforma, e tal ainda não foi possível», frisou Paulo Rodrigues, presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados