Armas ilegais e gangs organizados «não surpreendem» - TVI

Armas ilegais e gangs organizados «não surpreendem»

Polícia na Quinta da Fonte

Maior concentração urbana agrava problema da segurança interna, diz o general Garcia Leandro, presidente do observatório de Segurança

O problema da segurança interna está a agravar-se, não só em Portugal como noutros países, devido à cada vez maior concentração urbana, disse este sábado o general Garcia Leandro, presidente do Observatório de Segurança.

Em declarações à agência Lusa, a propósito dos incidentes com uso de armas no bairro da Quinta da Fonte (Loures), Garcia Leandro observou que nos grandes centros urbanos há dificuldades de integração quer das comunidades de migração interna, do campo para a cidade, quer de imigrantes do exterior, que geram exclusão.

Salientou que há problemas sociais e económicos graves a nível dessas famílias que tornam mais provável a ocorrência de situações de criminalidade.

«Não podemos ficar surpreendidos se estes fenómenos se repetirem, principalmente quando há tantas armas ilegais e gangs organizados», assinalou o general que preside ao Observatório de Segurança.

Garcia Leandro apontou como factores que contribuem para o agravamento da situação o «fenómeno de globalização selvagem da economia», com aumento de preços de bens alimentares e combustíveis, o fosso cada vez maior entre os pobres e os mais ricos, o tráfico de armas e os gangs organizados.
Continue a ler esta notícia