Sensibilizar é preciso - TVI

Sensibilizar é preciso

  • Portugal Diário
  • 24 jan 2007, 19:14

Governo lança concurso para sensibilizar alunos contra a discriminação

Relacionados
O combate ao racismo e a promoção do diálogo entre as diferentes pessoas e culturas são os principais objectivos do concurso «A minha escola contra a discriminação racial», que é lançado quinta-feira, informou a agência Lusa.

O concurso, inserido no âmbito das comemorações do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos, que se assinala este ano, é promovido pelos ministérios da Presidência e da Educação, e dirigido às escolas dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário de todo o país.

De acordo com o regulamento, poderão candidatar-se ao concurso uma turma ou uma escola, tendo cada candidatura um professor responsável.

O concurso «A minha escola contra a discriminação» pretende premiar acções levadas a cabo por alunos, dentro ou fora da escola, que privilegiem a informação ou a formação contra a discriminação e o racismo, e promovam o diálogo e a cooperação entre as diferentes pessoas e culturas.

As escolas deverão desenvolver acções, que tenham como objectivo sensibilizar a população para a problemática da discriminação, favorecer ou estimular a integração dos cidadãos imigrantes e seus descendentes e denunciar situações de discriminação, bem como a sua resolução.

Segundo o regulamento, as escolas interessadas têm que se inscrever até 28 de Fevereiro, sendo premiados os projectos de intervenção realizados durante este ano lectivo e enviados sob a forma de relatório até 15 de Julho.

Os resultados do concurso vão ser divulgados em Setembro e o prémio vai consistir numa visita à sede da UNESCO, em Paris.

O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, e a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, participam quinta-feira na cerimónia de lançamento do concurso «A minha escola contra a discriminação».

O Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos foi instituído pelo Parlamento Europeu e pela Comissão da União Europeia com o intuito de promover uma abordagem mais positiva da igualdade, realizando-se no próximo dia 30 de Janeiro, em Berlim, a cerimónia oficial de abertura, que contará com a presença do ministro da Presidência português.

A iniciativa integra o Plano Nacional de Acção do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados