Universidade de Coimbra entre as 400 melhores do mundo - TVI

Universidade de Coimbra entre as 400 melhores do mundo

Sociedade

Instituição é a melhor do ensino superior português

Relacionados
A Universidade de Coimbra (UC) é a melhor portuguesa no «raking» mundial «QS World University Rankings 2011». A instituição foi distinguida na 394ª posição sendo a única portuguesa a constar no «top» 400 das melhores universidades do mundo publicado pela organização «QS - Quacquarelli Symonds», noticia a Lusa.

«É um reconhecimento bem-vindo. Reforça a imagem que dia-a-dia tentamos construir», confessou o reitor da UC, João Gabriel Silva, indicando que «neste tempo difícil» «é muito importante» ter «uma imagem sólida, de qualidade» pois só ela «atrai estudantes, financiadores e professores».

O «raking» mundial distingue as 700 instituições mais prestigiadas do mundo, liderada pela Universidade de Cambrigde, do Reino Unido.

A Universidade de Coimbra surge na 394ª posição, obtendo uma avaliação global de 29.77 pontos, sendo a única instituição de ensino superior portuguesa a contar no «Top» das 400 melhores do mundo.

A reputação académica, empregabilidade, citações científicas, desempenho dos estudantes, presença do corpo docente internacional e o número de estudantes internacionais nas instituições foram os cinco critérios de avaliação do «QS Top World University Rankings».

O reitor da UC indicou que a universidade dispõe de «um prestígio muito grande» a nível internacional», de acordo com um inquérito feito nesta avaliação a um conjunto alargado de pessoas no mundo.

A distinção é considerada por João Gabriel Silva como «um óptimo incentivo, nestes tempos de dificuldade, vindo de um dos «rankings» mundiais mais prestigiados, e corresponde ao recuperar pela Universidade de Coimbra da primeira posição que tinha perdido no ano passado».

A Universidade de Coimbra é a universidade portuguesa mais bem posicionada em quatro dos «rankings» por área científica, instituídos também pela mesma organização: Ciências da Vida e Medicina, no 325.º lugar, Artes e Humanidades, no 290º, Ciências Sociais e Gestão, no 282º, e Ciências Naturais, no 234.º lugar.
Continue a ler esta notícia

Relacionados