Venezuela: português vai à polícia - TVI

Venezuela: português vai à polícia

  • Portugal Diário
  • 28 out 2007, 19:25

David Barreto Alcedo foi raptado e esteve sequestrado por 77 dias

Relacionados
O comerciante português David Barreto Alcedo, que foi raptado e esteve sequestrado por 77 dias, disse hoje à agência Lusa que vai segunda-feira prestar declarações à polícia sobre a sua libertação.

Sequestrado desde 12 de Agosto último, no Estado venezuelano de Táchira, o comerciante português, David Barreto Alcedo, de 27 anos, foi libertado na noite de 26 de Outubro, depois de os familiares e raptores chegarem a «um entendimento» quanto ao pagamento do resgate.

Por ainda não se ter apresentado às autoridades, depois de libertado, David Alcedo continua a ser oficialmente «solicitado como pessoa sequestrada» pela polícia venezuelana.

Em declarações à Lusa, o comerciante português revelou que vai apresentar-se às autoridades a 29 de Outubro e prestar declarações. «Vou prestar declarações sobre a muito pouca informação que tenho», disse.

Depois de passar a segunda noite com a família, David Barreto Alcedo diz ser «difícil precisar» o sítio onde permaneceu em cativeiro. «Estive num lugar muito distanciado de casa. Não sei se era selva colombiana ou venezuelana. Também nunca pude saber [de pormenores] do grupo que me tinha», afirmou.

«Estava totalmente distanciado da civilização e nem as pessoas que me cuidavam podiam falar comigo, porque tinha instruções para não o fazer», contou. O comerciante português diz que não foi vítima de violência pelos captores, o que atribui a ter estado «sempre tranquilo». «Nunca houve violência para comigo», disse.

«Eles [os raptores] foram muito claros comigo: se me comportasse muito bem ia estar bem, e foi isso que eu fiz», enfatizou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados