Túnel do Rossio pode ficar encerrado mais de um ano - TVI

Túnel do Rossio pode ficar encerrado mais de um ano

  • Portugal Diário
  • 23 out 2004, 20:09
Estação do Rossio, vista do Túnel (foto Refer)

Caso se trate de uma reestruturação «mais complexa», diz presidente da Refer. Já em 1979, técnicos diziam ser urgente a restauração da galeria. Comerciantes com perdas nas vendas na ordem dos 50%

O túnel do Rossio pode ficar encerrado por um período superior a um ano. Em declarações à Sic Notícias, o presidente da Refer diz que os trabalhos podem ir até aos «17 meses» caso se confirmem as «hipóteses mais complexas».

Aliás, esses mesmos problemas estão diagnosticados já desde 1979. De acordo com a edição deste sábado do Diário de Notícias, nesse ano, na sequência de estudos efectuados, técnicos canadianos diziam ser urgente e quase inadiável a restauração da galeria.

O estudo mais recente sobre o estado da estrutura chegou à Refer em finais de Setembro deste ano. Mas foi preciso um mês até que um relatório desse estudo chegasse às mãos da administração da empresa.

Em Abril de 2002, numa reportagem exclusiva do PortugalDiário, os bombeiros já desconfiavam das condições de segurança do túnel, em caso de incêndio ou de acidente. A Refer (Rede Ferroviária Nacional) prometia então uma intervenção, «eventualmente no decorrer [desse] ano [de 2002], também para reforçar a sua segurança» [verr artigo relacionado: «Alerta no túnel»].

Já esta sexta-feira, o especialista António Segadães Tavares revelou ter identificado «situações potenciais de risco» no túnel num estudo de 2000, onde recomendava uma reabilitação global da estrutura hoje encerrada.

O estudo desse ano, encomendado directamente pela Refer na sequência de outros levantamentos, concluía pela necessidade de uma «reabilitação de forma mais estrutural» do túnel, explicou o engenheiro à Lusa.

Comerciantes com perdas na ordem dos 50%

Para além dos milhares de utentes da CP que têm a partir de agora mais dificuldades em chegar a Lisboa, também os comerciantes da zona do Rossio atravessam momentos complicados.

Com o encerramento do túnel, por questões de segurança, a estação terminal do Rossio foi também encerrada e com ela os estabelecimentos comerciais no seu interior. Alguns dos comerciantes do Rossio chegam mesmo a falar em quebras nas vendas na ordem dos 50 por cento.
Continue a ler esta notícia