Saúde: apenas 10% dos medicos regressaram - TVI

Saúde: apenas 10% dos medicos regressaram

Saúde (Foto Cláudia Lima da Costa)

Bloco de Esquerda questiona sucesso do Governo em atrair, de novo, médicos reformados

Relacionados
Dos 425 médicos de família que se reformaram entre 2010 e 2011 só estão autorizados a reingressar no Serviço Nacional de Saúde (SNS) cerca de 10 por cento, escreve a Lusa.

As contas foram feitas, esta terça-feira, na Comissão Parlamentar de Saúde pelo Bloco de Esquerda, com base nos dados apresentados pelo Ministério da Saúde.

A ministra da Saúde, Ana Jorge, adiantou que foram já autorizados 159 pedidos de clínicos para se manterem em funções e outros 60 estão ainda pendentes.

Dos pedidos já autorizados, 22 por cento são clínicos com especialidade em medicina geral e familiar.

Para o deputado do Bloco de Esquerda João Semedo, estes números não são tranquilizadores face aos 425 médicos de família que se reformaram entre 2010 e os primeiros meses deste ano.

«Significa que regressam entre 40 a 50 médicos de família, o que é pouco mais de 10 por cento dos que se reformaram. Como pode achar que é satisfatório e que nos tranquiliza?», questionou.

A ministra da Saúde esclareceu que mantém o objectivo de atrair até ao fim do ano 200 médicos reformados sem antecipação e que não há qualquer limite para os que pediram pré-reforma e desejem continuar no SNS.
Continue a ler esta notícia

Relacionados