Menezes aceita gestão de escolas secundárias - TVI

Menezes aceita gestão de escolas secundárias

Menezes no Red Bull Race

Desde que o Estado as entregue já requalificadas, avisa o autarca

O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, declarou-se disponível esta segunda-feira para assumir a gestão de escolas secundárias, desde que o Estado as entregue já requalificadas.

«Só receberemos equipamentos para gestão que estejam requalificados, que nos permita depois uma situação de sustentabilidade na gestão do quotidiano e que seja uma confortável para os cofres do município», advertiu o autarca ao visitar uma escola da freguesia da Afurada, no primeiro dia de aulas.

«Desde que o Estado esteja disponível para investir nessas escolas e passar a responsabilidade da sua gestão para a câmara, nós, de acordo com o apelo do senhor Presidente da República, estaremos na primeira linha a aceitá-las», garantiu.

O Presidente da República defendeu sábado, em Alfândega da Fé, o projecto do Ministério da Educação de assinatura com as autarquias de contratos de educação para a transferência de novas competências para as câmaras municipais.

«É uma forma eficiente de combater o abandono e o insucesso escolares e o desvio de alguns jovens para a droga e delinquência», disse então Cavaco Silva.

No entanto, um dos vice-presidentes da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), António Ganhão, criticou, em declarações ao jornal Público, a forma como o Governo pretende transferir essas competências para o Poder Local.
Continue a ler esta notícia