Saiba quantos cães perigosos há em Portugal - TVI

Saiba quantos cães perigosos há em Portugal

  • Portugal Diário
  • 15 fev 2008, 17:02

Mais de mil animais foram identificados como perigosos e 5.500 estão na base de dados

Relacionados
Quase 5.500 cães estão registados como «potencialmente perigosos» na base de dados nacional e mais de mil animais foram identificados como perigosos, por serem considerados agressivos ou terem atacado pessoas, segundo dados da Direcção-Geral de Veterinária.

Em 2007, pelo menos cinco pessoas foram atacadas por cães rottweiler, uma raça considerada potencialmente perigosa à luz da lei, em Portugal.

Quinta-feira, uma menina de 20 meses ficou em estado grave na sequência de um ataque de um rottweiler, na sua casa, em Loulé.

Cinco ataques de rottweiler no último ano

Doberman da família mata bebé

Mais de metade dos cães pertencentes a raças potencialmente perigosas concentra-se em Lisboa (1656), Porto (1015) e Faro (1003).

As raças ou cruzamentos potencialmente perigosos definidos na legislação nacional são sete: cão de fila brasileiro, dogue argentino, pitbull terrier, rottweiler, staffordshire terrier americano, staffordshire bull terrier e tosa inu.

Os detentores destes animais são obrigados a possuir uma licença emitida pela junta de freguesia da sua área de residência, ser maiores de idade, ter um registo criminal limpo e fazer um seguro de responsabilidade civil, com uma cobertura mínima de 50 mil euros.

Os animais perigosos também devem ser obrigatoriamente registados na base de dados nacional, contando-se actualmente 1061 cães identificados como tal.

A lei determina que os animais que «causem ofensas graves à integridade física de uma pessoa» sejam obrigatoriamente abatidos.

Os cães agressores, mas que não causem ofensas graves à integridade física podem ser obrigados a fazer «prova de socialização» ou treino de obediência.
Continue a ler esta notícia

Relacionados