49 enfermeiros esperam há dois anos por colocação no hospital - TVI

49 enfermeiros esperam há dois anos por colocação no hospital

Saúde

Profissionais foram admitidos em concurso, mas ainda não foram colocados no quadro do Centro Hospitalar de Torres Vedras

Relacionados
O Centro Hospitalar de Torres Vedras (CHTV) está há dois anos para dar posse e colocar no quadro da instituição 49 enfermeiros, admitidos em concurso autorizado pelo Governo. A denúncia parte do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

Rui Marroni, dirigente sindical, disse à agência Lusa que a 31 de julho passado, numa reunião no Ministério da Saúde, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses obteve a informação da tutela de que «não há qualquer impedimento legal para que os concursos sejam rapidamente finalizados». Apesar disso, o CHTV alega que aguarda uma autorização.

Há dois anos que 49 enfermeiros, muitos com vínculos precários com a instituição, aguardam que a administração do Hospital lhes dê posse e os admita no quadro do hospital, disse o sindicalista.

Questionado pela Lusa, o CHTV respondeu, por escrito, que o respetivo conselho de administração «está a concluir os procedimentos de contratação que foram objeto de atribuição de quotas de descongelamento, como foi o caso dos enfermeiros».

O sindicato defende em comunicado que «não há qualquer justificação plausível» e considera «intolerável e inaceitável o arrastamento do processo» e lembra que o Estado «está a gastar mais dinheiro com a contratação externa de profissionais» do que se os admitisse no quadro.

Rui Marroni explicou que além de não lhes dar posse, o CHTV «está agora a impedir» que estes enfermeiros se possam candidatar ao concurso nacional para a contratação de 750 profissionais, aberto recentemente pelo Ministério da Saúde.

Os enfermeiros admitem avançar com formas de luta caso a administração do CHTV não dê «respostas efetivas tendentes à conclusão do processo» até sexta-feira.
Continue a ler esta notícia

Relacionados