80 por cento dos enfermeiros fizeram greve, diz ministério - TVI

80 por cento dos enfermeiros fizeram greve, diz ministério

Enfermeiros junto ao Ministério da Saúde após buzinão de protesto pelas ruas de Lisboa,  30 de março de 2010. MIGUEL A. LOPES/LUSA

A paralisação durou quatro dias e terminou na quinta-feira de manhã

Relacionados
A greve dos enfermeiros termina sem um entendimento. Ministério e sindicato não se entendem quantos aos números. O Ministério fala de uma adesão de 81,83 por cento e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) afirmou que a adesão global à paralisação (desde segunda feira) foi de 91 por cento, segundo dados citados pela Lusa.

No último dia de greve, que terminou hoje às 08:00, os dados enviados à agência Lusa pelo Ministério da Saúde indicam uma adesão acima dos 80 por cento, a maior desde segunda-feira.

«Assistimos mais uma vez a uma enormíssima explosão da insatisfação dos enfermeiros face à ausência de soluções. Importa agora continuar a negociar e que as partes tentem encontrar as soluções possíveis. Temos sempre esperança num consenso", disse José Carlos Martins, coordenador do SEP, em declarações à Lusa.

Quanto a novas greves, o sindicalista acha que é «prematuro» falar nisso, dando mostras de abertura por parte dos enfermeiros para «negociar e a estabelecer consensos».

A greve começou porque enfermeiros e Ministério não se entenderam quanto aos números. A paralisação dos enfermeiros foi motivada pelas actualizações salariais e pela valorização da carreira dos profissionais de enfermagem.
Continue a ler esta notícia

Relacionados