Tuberculose: DGS vai inquirir jovens - TVI

Tuberculose: DGS vai inquirir jovens

Saúde (arquivo)

Quer perceber aumento do número de casos de tuberculose no grupo dos 15-24 anos

Relacionados
A Direcção-Geral da Saúde vai inquirir este mês jovens entre 16 e 29 anos sobre os seus comportamentos e a ocorrência de infecções respiratórias devido ao crescimento do número de casos de tuberculose no grupo dos 15-24 anos, anunciou a DGS, escreve a Lusa.

A análise dos dados de vigilância 2000/09 revelou que a grande maioria dos jovens com tuberculose em Portugal não tem comportamentos de risco conhecidos. «Isto sugere que a transmissão da tuberculose continua a ocorrer mesmo entre as gerações mais novas», refere a Direcção Geral da Saúde (DGS) no site oficial.

Os dados revelaram ainda que a grande maioria dos jovens com tuberculose foi registada nos distritos de Lisboa (28,3 por cento) e Porto (28,9). Consequentemente, a DGS decidiu realizar o estudo nesses distritos.

«O objectivo é estudar a relação entre algumas situações de vida e a ocorrência de infecções respiratórias», adianta a DGS, acrescentando que os resultados podem «ser importantes para definir estratégias de prevenção dessas doenças».

Com a ajuda dos Centros de Saúde, proceder-se-á a uma escolha aleatória de jovens nascidos entre 1981 e 1994. Os números de telefone serão transmitidos a uma enfermeira de saúde pública para os devidos contactos.

Segundo a DGS, vão ser inquiridos telefonicamente cerca de 100 jovens de cada distrito entre os dias 16 e 23 de junho. A participação voluntária consiste na resposta a algumas perguntas sobre condições de vida, actividades e alguns problemas de saúde actuais e passados.

Em 2009, foram diagnosticados 2756 casos de tuberculose em Portugal. Apesar de elevado, este número «segue a tendência de diminuição que tem vindo a verificar-se e que, nos últimos sete anos, foi de 7,3 por cento anuais», refere a DGS.

Apesar da redução significativa do número de casos, a taxa de novas infecções (incidência) por tuberculose manteve-se uma das mais elevadas da Europa, sendo de 24 novos casos por 100 000 habitantes em 2009.

A tendência observada nos últimos 20 anos mostra uma diminuição da incidência da tuberculose em todos os grupos etários, excepto no dos 15-24 anos. Dentro deste grupo etário, em 1999, o risco de ter tuberculose era menos de 10 casos/100 000 pessoas e era, em 2009, de 20 casos/100 000 pessoas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados