Unidade Hospitalar de Lisboa Ocidental em 2018 - TVI

Unidade Hospitalar de Lisboa Ocidental em 2018

Saúde (arquivo)

Data para funcionamento foi avançada pelo responsável do Centro Hospitalar

Relacionados
A unidade hospitalar que o Governo pretende construir em Lisboa ou Oeiras, que irá substituir três dos mais degradados hospitais da capital, poderá estar em funcionamento em 2018, disse esta terça-feira o responsável pelo Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, escreve a Lusa.

«Penso que dentro de seis ou oito anos poderá estar a funcionar. Mas se for antes, ficaremos encantados», declarou Pedro Abecassis, quando instado a apontar uma data para a abertura do futuro Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.

O Ministério da Saúde decidiu já substituir os hospitais de Santa Cruz, Egas Moniz e Francisco Xavier por uma nova unidade hospitalar na zona de Lisboa Ocidental, a qual deverá juntar as três unidades numa única.

Nesse sentido, iniciou já «contactos informais» com as autarquias de Lisboa e de Oeiras para encontrar um terreno com nove hectares, o equivalente a nove campos de futebol, onde possam ser agregados os três hospitais que actualmente existem e que, segundo Pedro Abecassis, se «encontram muito degradados».

«Os três hospitais, mais o serviço de saúde mental que está localizado na Ajuda, estão muito degradados, havendo dificuldade em tratar os doentes, que têm as urgências num sítio, mas que depois são transferidos para receberem cuidados específicos noutro local», explicou o presidente do Concelho de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.

Outra vantagem da junção hospitalar apontada por Pedro Abecassis é a diminuição dos custos, dado que deixará de ser necessário «ter tudo em triplicado».

«Actualmente, temos que ter três refeitórios, um em cada hospital, três farmácias, três serviços de radiologia. Tudo isto gera o aumento de custos e deficiências enormes», sublinhou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados