Urgência de obstetrícia reabre no São Francisco Xavier - TVI

Urgência de obstetrícia reabre no São Francisco Xavier

Grávida

Serviço foi encerrado há uma semana por falta de médicos

Relacionados
O serviço de urgência de obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, encerrado há uma semana por falta de médicos, vai reabrir sábado com o número «normal» de profissionais, segundo fonte da direcção, escreve a Lusa.



Fonte hospitalar disse à Lusa que a reabertura deste serviço deverá decorrer «normalmente», ou seja, com o número de profissionais que habitualmente assegura a urgência de obstetrícia.

A mesma fonte escusou-se, contudo, a adiantar o número de profissionais que irá estar presente quando, às 09:00 de sábado, o serviço reabrir.

O encerramento da urgência de obstetrícia em São Francisco Xavier, decidido sexta-feira, foi originado pela falta de médicos, já que ocorreram situações de doença entre os clínicos, o que veio agravar a escassez provocada pelas férias de outros.

Obstetrícia do S. Francisco Xavier encerrada

Maioria das maternidades já tem pulseira electrónicas

Enquanto o serviço de urgência de obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier estiver encerrado, os casos urgentes provenientes das áreas geográficas atendidas naquela unidade são encaminhados para outros hospitais.

As utentes do Concelho de Lisboa estão a ser reencaminhadas para a Maternidade Alfredo da Costa (MAC) e as que venham de Oeiras para o Hospital de Santa Maria, os dois em Lisboa.

As urgências de obstetrícia provenientes de Cascais são atendidas no hospital daquele Concelho, enquanto as utentes de Sintra e da Amadora deverão dirigir-se ao Hospital Fernando da Fonseca (Amadora-Sintra).

29 partos em 24 horas

O director da Maternidade Alfredo da Costa (MAC), onde nas últimas 24 horas nasceram 29 bebés, alertou para o cansaço dos profissionais que estão com uma «grande sobrecarga» de trabalho por causa das «férias e obras» de outras instituições.

Uma semana após o serviço de urgência de obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, ter encerrado por falta de médicos, e por esta razão ter recebido mais mulheres provenientes dessa instituição, a MAC garante que a qualidade do atendimento não foi afectada.

Contudo, o director da MAC, Jorge Branco, reconhece que os tempos de espera foram alargados e alerta para o esgotamento de alguns profissionais, cuja dedicação elogia.

Só nas últimas 24 horas, a MAC realizou 29 partos, mais do que um por hora. Os atendimentos urgentes também aumentaram, passando de cem para 150 por dia.

«As doentes não têm culpa, mas os profissionais estão à beira de um esgotamento», disse Jorge Branco, preocupado com a situação.

As preocupações na MAC não se resolvem com a reabertura do serviço de urgência de obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier, prevista para as 09:00 de sábado, já que a instituição se vê a braços com uma grave falta de pessoal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados