Onde está a chuva? Portugal está seco - TVI

Onde está a chuva? Portugal está seco

Mau tempo: vem aí mais chuva e trovoada

Cenário vai continuar pelo menos durante os próximos dez dias

A maior parte do território de Portugal Continental está em seca moderada, informa o Instituto de Meteorologia (IM), que prevê a continuação de ausência de chuva pelo menos durante os próximos dez dias, com excepção de quarta-feira.

De acordo com o Observatório de Secas do IM, todo o território continental encontra-se, no fim de Janeiro, em situação de seca meteorológica, com 11 por cento em seca severa, 76 por cento em seca moderada e 13 por cento em seca fraca, informa a agência Lusa.

Tal facto deve-se à falta de chuva, que registou valores «muito inferiores» aos normais para Janeiro, totalizando 16,3 milímetros, o equivalente a menos 15 por cento do normal, ou seja, menos 101 milímetros. A precipitação verificada em Janeiro deste ano é comparável com os valores normais de Julho (13,8 milímetros) e Agosto (13,7 milímetros).

O ano hidrológico, que começou em Outubro, apresenta níveis de precipitação «abaixo do normal», com excepção de Novembro, mês considerado como chuvoso. Só mesmo a chuva que caiu em Novembro permitiu que este ano hidrológico ficasse aquém dos valores verificados na «pior situação de seca da última década (2004/2005) até final de Janeiro» realça o IM, em comunicado.

A escassez de chuva deve-se à localização do anticiclone dos Açores, «que, estendendo-se em crista para o território continental, vem impedindo que este seja influenciado pelas superfícies frontais normalmente responsáveis pela precipitação em Portugal nesta época do ano».

No final de Fevereiro, o cenário «mais provável» aponta para «o aumento da severidade» da seca meteorológica em Portugal Continental.
Continue a ler esta notícia