Mau tempo: calamidade pública para zonas afectadas - TVI

Mau tempo: calamidade pública para zonas afectadas

  • Portugal Diário
  • 27 fev 2008, 15:04
Cheias em Alverca (fotos enviadas pela leitora Ana Dias)

ANMP avisa que prejuízos foram «muito avultados»

Relacionados
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) solicitou ao secretário de Estado Adjunto e da Administração local que decrete a situação de calamidade pública nos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa mais afectados pelas cheias da semana passada, noticia a Lusa.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da ANMP, Fernando Ruas, disse que a associação não tem uma estimativa dos prejuízos totais nos municípios afectados pelas cheias, mas tem consciência de que foram «muito avultados».

Fernando Ruas acrescentou que cabe a cada autarquia afectada fazer a estimativa dos prejuízos.

Em comunicado, a ANMP alega pertinente que se declare situação de calamidade pública uma vez que é necessário «celeridade, eficácia e urgência» na reparação de equipamentos, infra-estruturas e instalações públicas geridas pelas autarquias e por particulares.

Lisboa, Setúbal, Vila Franca de Xira, Sintra, Odivelas, Oeiras e Loures foram os municípios mais afectados pelas cheias do passado dia 18.

Destes municípios, apenas a Câmara de Loures já anunciou que os prejuízos no concelho rondam entre os 21 e os 25 milhões de euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados