Justiça: sindicato do MP acusado de ser «irresponsável» - TVI

Justiça: sindicato do MP acusado de ser «irresponsável»

Hacker

Instituto das Tecnologias de Informação da Justiça garante que sistema é seguro

Relacionados
Depois da exigência de uma auditoria externa ao sistema informático da justiça, feita pelo Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP), o Instituto das Tecnologias de Informação da Justiça (ITIJ) garantiu a segurança da rede e chamou «irresponsável» o SMMP.

O sindicato havia exigido a «suspensão imediata de todos os sistemas informáticos» do Ministério da Justiça invocando a existência de uma «comprovada insegurança do sistema». «O sistema informático do Ministério da Justiça é altamente vulnerável a intrusões graves», indicara assim o SMMP, valendo-se de uma investigação de uma empresa portuguesa.

Após estas alegações, o ITIJ reagiu, apontando que «assegura o tratamento adequado das questões de segurança», segundo cita a agência Lusa um comunicado do instituto, em que se garante que foram tomadas «todas as medidas de segurança informática necessárias à protecção da informação contida na rede da Justiça».

Na nota é considerada «absolutamente lamentável a forma irresponsável» como foi feita a intervenção do sindicato, classificada como «um aproveitamento público e alarmista», embarcando na «estratégia comercial de uma empresa privada desconhecida».

A empresa em causa, a Trusted Technologies, disse em comunicado citado pela Lusa, que se colocou «à disposição das autoridades competentes», para que fosse «averiguada e confirmada a veracidade» do relatório que elaborou sobre as alegadas falhas de segurança.

A Trusted Technologies salienta também que, depois da divulgação das notícias sobre este relatório, um dos seus servidores «foi objecto de tentativas de intrusão (infrutíferas)» e que vai apresentar «queixa-crime contra desconhecidos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados