Alunos fecham escola a cadeado - TVI

Alunos fecham escola a cadeado

Educação, escolas

Sobral de Monte Agraço: «Estamos em greve porque segundo a nova lei das faltas, se faltarmos por doença temos que fazer uma prova com a matéria que não demos e se chumbarmos perdemos o ano», explica aluna

Os alunos da escola secundária do Sobral de Monte Agraço encerraram esta quarta-feira a escola a cadeado e estão a recusar-se a ir às aulas em protesto contra o novo regime de faltas.

Uma das alunas que está em «greve às aula» disse à Lusa que os estudantes fecharam a escola a cadeado às 8:00 mas meia hora depois os portões foram abertos pelos bombeiros.

«Estamos em greve porque segundo a nova lei das faltas, se faltarmos por doença temos que fazer uma prova com a matéria que não demos e se chumbarmos perdemos o ano», disse Catarina Augusto, aluna do 10º ano.

«Se atingirmos o limite de faltas, justificadas ou injustificadas, e chumbarmos nessa prova mandam-nos embora da escola, não temos hipótese de aprender mais matéria», frisou.

A aluna disse que o protesto foi convocado por sms que também está a decorrer noutras escolas do país.

Os alunos do 5º e 6º ano da mesma escola do Sobral estão nas aulas e o protesto decorre à porta do estabelecimento pelos estudantes do secundário.

A Lusa contactou o conselho executivo da escola EB 2 3 do Sobral de Monte Agraço mas ninguém esteve disponível para prestar esclarecimentos.
Continue a ler esta notícia