Tem dormido bem? - TVI

Tem dormido bem?

escola

Faça um rastreio esta sexta-feira e saiba se anda a dormir como deve de ser

Se olhar para o vizinho do carro do lado numa fila de trânsito pela manhã, o mais provável é que veja alguém a bocejar. Miúdos e graúdos. Se antes os podia rotular de dorminhocos ou preguiçosos, nos dias que correm talvez não.

Ter sono pode ser mais do que isso. Pode ser uma doença. Segundo a Associação Portuguesa do Sono, que deverá lançar em Maio um grande estudo sobre as doenças do sono entre os portugueses, os números conhecidos actualmente apontam que pelo menos um terço da população portuguesa tem problemas com o sono, vivendo com sonolência excessiva. Já em 2005, as conclusões apontavam que cerca de 15 por cento dos portugueses sofrem de insónia.

E é de pequenino que os problemas podem começar. Segundo a neurologista e especialista em doenças do sono, Teresa Paiva, vários estudos em jovens apontam «para problemas graves» do sono que terão consequências como obesidade, hipertensão, diabetes, insónias ou depressões.

A neurologista conta à Lusa que «uma criança que não durma bem ou um adolescente que não durma o suficiente tem um risco acrescido de obesidade, hipertensão, diabetes, e tem piores sucessos escolares. Têm um risco acrescido de insónias e de depressão e isso são coisas terríveis para uma criança ou um adolescente».

Para ganharem consciência do problema, os portugueses são esta sexta-feira convidados a participar, em rastreios que lhes permitirão saber se estão a dormir bem ou se precisam de ajuda médica. Assim, «em poucos minutos, as pessoas que se quiserem sujeitar aos testes com validade científica ficarão a saber qual o seu grau de sonolência e se precisam ou não de pedir ajuda médica nesta área", refere o comunicado da Associação Portuguesa do Sono.

Os rastreios à qualidade do sono, que marcam as comemorações do Dia Mundial do Sono, vão decorrer nos centros comerciais Colombo (Lisboa), Fórum Coimbra (Coimbra) e Norteshopping (Porto).

Numa outra iniciativa ao longo da Semana do Sono, que termina esta sexta-feira, a associação distribuiu por mais de 130 Centros de Saúde de todo o país milhares de brochuras acerca de três patologias comuns: apneia obstrutiva do sono, narcolepsia e síndrome das pernas inquietas.

As comemorações ficam completas com o lançamento do livro «Os mistérios do sono», dirigido aos jovens, da autoria de Teresa Paiva e da psicóloga Helena Rebelo Pinto.

Lançado em 2001 pela Fundação Internacional para a Saúde Mental e Neurociências e o Projecto Mundial em Sono e Saúde, o Dia Mundial do Sono tem este ano como lema «Durma bem, mantenha-se saudável».

As comemorações do Dia do Sono visam despertar as consciências para assuntos importantes relacionados com o sono, incluindo a medicina, a educação, aspectos sociais e a condução.
Continue a ler esta notícia