Fumadores são menos inteligentes - TVI

Fumadores são menos inteligentes

Número de fumadores diminuiu em 2008

Conclusões de um estudo publicado numa revista britânica. Quem fuma tem um QI mais baixo

Relacionados
«Beijar uma mulher que fuma é como lamber um cinzeiro». Longe vão os tempos da campanha contra o tabaco apadrinhada por Macário Correia, actual presidente da Câmara Municipal de Faro.

Quer concorde ou não, o tempo veio dar razão a Macário. Os homens podem não querer beijar mulheres que sabem a cinzeiro e elas podem não querer um homem que...enfim. Nenhum macho gosta de comprar um maço de cigarros a dizer, em letras garrafais na caixa, «o tabaco causa impotência».

A bater mais no fumador, surgiu agora um estudo publicado na revista britânica «Addiction», que vem dizer que quem fuma é menos inteligente. Conclusões de um estudo da equipa do Dr. Mark Weiser do Sheba Medical Center.



Tocam as campainhas na cabeça dos viciados na nicotina. Incomodam-se os egos. «Estudo normalmente como sempre estudei, tiro notas boas na faculdade como sempre, fumando ou não fumando», diz um estudante universitário. Um colega corrobora: «Não é uma atitude inteligente, mas também eu não me considero um burro por fumar».

O trabalho de investigação foi feito junto de 20 mil recrutas das Forças Armadas de Israel, com idade entre 18 e 21 anos. O QI deles estava dentro da faixa considerada normal, mas, enquanto os não-fumantes tinham QI médio de 101, o dos que fumavam era de 94.

Pior um pouco, o estudo pesquisou 140 gémeos, irmãos com características genéticas semelhantes, que cresceram no mesmo ambiente, tiveram a mesma educação, mas que uma fuma e o outro não. Também entre os gémeos, aquele que fuma tem o QI menor.

O médico Sérgio Ricardo dos Santos, no Globo, arrefece as hostilidades:«Não é possível afirmar que o tabagismo traga burrice às pessoas. A única coisa que ele faz é expor as pessoas a ter uma perda de memória e dificuldade de aprendizagem, de compreensão durante a vida». E recorda que Vinicius de Moraes e Mozart fumavam.

Em Portugal, entrou em vigor,em 2008, a Lei de Prevenção do Tabagismo, que proíbe fumar em espaços fechados e públicos. Por uma questão de inteligência ou simplesmente pela proibição, a verdade é que os hábitos dos portugueses estão a mudar. Em 2009 compraram-se menos 20 mil cigarros por dia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados