Portugal é «zona de risco» de tsunamis - TVI

Portugal é «zona de risco» de tsunamis

  • Portugal Diário
  • Helena de Sousa Freitas, da agência Lusa
  • 12 jan 2008, 12:15
Tsunami, três anos depois (Foto Lusa/EPA)

Instituto de Meteorologia já está atento a soluções de prevenção

Relacionados
Portugal vai participar num sistema de alerta precoce de tsunamis a partir deste ano, «tendo em conta que a costa portuguesa é uma zona de risco», revelou o Instituto de Meteorologia (IM), entidade que irá monitorizar a iniciativa.

Tsunami, três anos depois

O sistema de alerta precoce de maremotos no Atlântico Nordeste e no Mediterrâneo é financiado pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da UNESCO e deverá ser instalado entre 2008 e 2011.

Para já, Portugal tem em curso um projecto de investigação - o Nearest, apoiado pela Comissão Europeia com três milhões de euros - cujos resultados podem contribuir para este sistema de vigilância mais abrangente, revelou Adérito Vicente Serrão, presidente do Instituto de Meteorologia, à agência Lusa.

«Neste momento, uma bóia e um sensor que regista os movimentos tectónicos no fundo do mar já estão instalados 100 quilómetros a Sudoeste de Sagres, no âmbito dessa investigação, que envolve o Instituto de Meteorologia e a Faculdade de Ciência da Universidade de Lisboa», contou o responsável.

De acordo com Adérito Serrão, o projecto que reúne o Instituto de Meteorologia e a Faculdade de Ciências arrancou em 2007 e pode prolongar-se até 2009 «com vista à monitorização das condições de ocorrência de um sismo que possa originar um maremoto».

«Em Portugal, o centro regional - que funcionará nas instalações do Instituto de Meteorologia e utilizará as suas capacidades de vigilância sísmica 24 sobre 24 horas - ficará encarregue de uma área triangular que tem um vértice nos Açores, outro em Gibraltar e um terceiro na costa da Galiza», revelou Adérito Serrão.
Continue a ler esta notícia

Relacionados