Prepare-se para a chuva - TVI

Prepare-se para a chuva

  • Portugal Diário
  • 18 nov 2007, 19:41
Mau tempo [EPA/LUSA]

Protecção Civil avisa para perigo de inundações até quarta-feira

[ACTUALIZADO ÀS 22H30]

A chuva já chegou em força a algumas regiões do país, mas esta segunda-feira ninguém vai escapar. Segundo o Instituto Português de Meteorologia, espera-se para este início de semana de trabalho comece a chover, muitas vezes «em regime de aguaceiros fortes em especial a partir da tarde» Na Serra da Estrela poderá começar a nevar.

O vento forte e a chuva intensa vão afectar especialmente o Minho litoral, Estremadura, Beira Litoral, Beira Interior e Alto Alentejo, podendo ocorrer inundações, queda de árvores e aumento da sinistralidade rodoviária.

Na sequência das previsões meteorológicas, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) activou o Estado de Alerta Especial de nível azul, que se prolonga até à próxima quarta-feira, recomendando a população a desobstruir e limpar sistemas de escoamento de águas como algerozes e caleiras, para evitar inundações, e a fechar portas e janelas, retirando objectos soltos que se encontrem nas varandas.

O piso escorregadio e a eventual formação de lençóis de água nas estradas devido à forte precipitação poderão originar um aumento dos acidentes de viação, pelo que a ANPC recomenda aos condutores que reduzam a velocidade e tenham cuidado redobrado.

Em comunicado, a Protecção Civil alerta ainda para o perigo de lareiras em locais fechados e sem renovação de ar, devido à produção de monóxido de carbono e ao risco de queimaduras e incêndios, e recomenda cuidado com os aquecedores, que podem provocar acidentes domésticos.

Tendo em conta as baixas temperaturas, que vão manter-se segunda-feira, a ANPC aconselha também o uso de roupas quentes e a protecção da cabeça com chapéus ou gorros.

De acordo com o IM, o território de Portugal Continental irá sofrer a influência de duas superfícies frontais que darão origem a uma forte instabilidade do tempo, com previsão de vento forte a muito forte, sobretudo nas terras altas onde as rajadas poderão chegar aos 90 quilómetros por hora, e precipitação intensa.

Problemas nos Açores

A chuva, por vezes forte, já começou a afectar a ilha de São Miguel, provocando cinco inundações em habitações e «pequenas derrocadas» em várias estradas, anunciou o presidente da Protecção Civil dos Açores, citado pela agência Lusa.

António Cunha adiantou que os bombeiros tiveram de acorrer a quatro inundações em habitações do concelho de Ponta Delgada e uma da Ribeira Grande, mas «em nenhum dos casos foi necessário proceder a realojamentos».

«Os bombeiros já tiveram de actuar esta manhã nas freguesias de Santa Clara, São Sebastião, São Pedro e Arrifes, em Ponta Delgada e Lomba da Maia, na Ribeira Grande», disse, acrescentando tratarem-se de «pequenas inundações» provocadas por «esgotos entupidos».

A Protecção Civil dos Açores já alertou para um agravamento do estado do tempo, até às 23:00 locais (24:00 no Continente), em sete das nove ilhas, para onde está prevista chuva por vezes forte e possibilidade de trovoada. O agravamento do estado do tempo deve-se a uma depressão localizada sobre o arquipélago.
Continue a ler esta notícia