Peru: sete milhões para vítimas do sismo - TVI

Peru: sete milhões para vítimas do sismo

  • Portugal Diário
  • 24 ago 2007, 18:10
Sismo abalou o Peru na quarta-feira (EPA)

ONU diz que certas comunidades são difíceis de ajudar pela sua localização

Relacionados
A ONU desbloqueou mais de sete milhões de euros dos seus fundos de emergência para a ajuda às vítimas do sismo de 15 de Agosto no Peru, anunciou esta sexta-feira em Genebra uma das agências da organização, escreve a Lusa.

Em paralelo, as Nações Unidas esperam ter concluída até terça-feira a avaliação das necessidades de ajuda para, no mesmo dia, lançarem um apelo de donativos, informou a porta-voz do gabinete de coordenação das questões humanitárias (OCHA), Elisabeth Byrs.

«A situação está a passar rapidamente de um cenário de emergência para um de reabilitação e de reconstrução, mas ainda há necessidades urgentes elementares, como por exemplo abrigos», disse a porta-voz.

«Há comunidades rurais que foram duramente atingidas e, por razões logísticas, é muito difícil chegar a elas e levar-lhes ajuda», acrescentou, citando o distrito de Guadalupe, onde «17.000 pessoas têm necessidades elementares urgentes que têm de ser satisfeitas rapidamente».

«As necessidades prioritárias continuam a ser cobertores, instalações sanitárias, materiais de construção e material cirúrgico», disse ainda.

De acordo com os últimos dados da Defesa Civil peruana, o sismo de magnitude 7,9 na escala de Richter que atingiu dia 15 a costa sul do Peru fez 540 mortos e 1.042 feridos e destruiu 35.568 habitações.
Continue a ler esta notícia

Relacionados