Portugal à procura de dois terroristas - TVI

Portugal à procura de dois terroristas

  • Portugal Diário
  • 19 jan 2008, 17:43

Espanha alertou Lisboa para atentados terroristas na próxima semana

Relacionados
Dois indivíduos paquistaneses, ligados a um grupo terrorista islâmico, detido este sábado em Espanha, estão a ser procurados no nosso país. O grupo é suspeito de preparar atentados em Espanha, Portugal, França e Inglaterra: Os ataques seriam desencadedos na próxima semana.

A informação foi avançada pela SIC Notícias e, em declarações ao PortugalDiário, uma fonte policial esclareceu que as autoridades portuguesas estão efectivamente no terreno, no encalço dos suspeitos, escusando-se a adiantar mais pormenores para não afectar a investigação.

Recorde-se que a operação foi montada na sequência dos alertas da secreta espanhola para ataques terroristas, durante a próxima semana, nos quatro países europeus.

Portugal: ataque terrorista na próxima semana

Ameaça terrorista à Torre Eiffel

Entretanto, o director do Gabinete Coordenador de Segurança, tenente-general Leonel de Carvalho, desvalorizou o alerta por entender, face à informação recolhida, que Portugal não era um alvo directo do terrorismo.

Segundo o tenente-general Leonel de Carvalho, Portugal recebeu esta sexta-feira uma informação proveniente de serviços secretos de que a Espanha, França e Inglaterra seriam o alvo iminente do terrorismo islâmico.

«Estamos convencidos de que Portugal pode ter sido colocado nesse conjunto de países face à sua continuidade geográfica com Espanha e não por a ameaça ter como alvo directo Portugal», referiu à Lusa. «Não há mais qualquer outro indício» acrescentou.

«Não aumentámos o nosso nível de segurança. Não há razão para alarme além daquele que é já habitual face à ameaça global», acrescentou.

De acordo com o «El Pais», elementos do Centro Nacional de Inteligência (a secreta espanhola) alertaram Portugal, França e Inglaterra para o facto de células intinerantes de terroristas islâmicos, compostas essencialmente por paquistaneses, prepararem atentados para coincidirem com a visita do primeiro-ministro do Paquistão, Pervez Musharraf, à Europa, durante a próxima semana.

Musharraf vai efectuar visitas a vários países europeus, no âmbito da sua deslocação ao Fórum Económico de Davos, na Suíça.

Refira-se que a Guarda Civil espanhola deteve em Barcelona 14 pessoas suspeitas de ligação ao terrorismo islâmico numa investigação conjunta com o Centro Nacional de Inteligência (CNI), informou este sábado fonte do Ministério do Interior.
Continue a ler esta notícia

Relacionados