Reunião de emergência do Gabinete de Segurança - TVI

Reunião de emergência do Gabinete de Segurança

  • Portugal Diário
  • 21 jan 2008, 09:28
Terrorismo (Lusa)

Terrorismo: participam representantes da PSP, GNR, SEF e SIS

O plenário do Gabinete Coordenador de Segurança (GCS) reúne-se esta segunda-feira de emergência para fazer o ponto de situação da informação disponível sobre os indícios de ameaça terrorista em Portugal, informa a agência Lusa.

Portugal à procura de dois terroristas

Barcelona: detidos 14 alegados terroristas

A reunião, convocada domingo depois de informação veiculada pelos serviços secretos espanhóis dar conta de uma ameaça terrorista em Portugal, está prevista para o final da tarde no Ministério da Administração Interna (MAI).

Presidida pelo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, na reunião participam para além dos responsáveis máximos do GCS, representantes da Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e Serviços de Informação e Segurança.

Durante a reunião será feito «um ponto de situação», analisada a partilhada pelas várias forças de segurança a informação disponível relativamente a ameaças terroristas em Portugal, informação que, segundo Leonel de Carvalho, não aponta até ao momento para um risco maior.

«Não temos qualquer indício que aponte para um risco maior. Estamos numa situação normal e não foi decretado nenhum alerta», disse o secretário-geral do GCS.

Leonel de Carvalho admitiu ainda que durante a reunião, que se realizará após o fim dos compromissos de agenda do Ministro da Administração Interna, possa ser analisada a possibilidade de as forças de segurança aumentarem o nível de alerta para além da situação de prevenção que existe sempre relativamente a eventuais ameaças terroristas.
Continue a ler esta notícia