Batalhas ganhas na estrada - TVI

Batalhas ganhas na estrada

Batalhas ganhas na estrada

Resultados até agora são os melhores dos últimos 30 anos

Nos últimos anos as mortes nas estradas que ligam Portugal de Norte a Sul foram apelidadas de «guerra civil portuguesa». Não é para menos, já que os acidentes de viação são a maior causa de morte externa no nosso país. A tragédia de quem sai de casa e encontra a morte ao virar da esquina chegou a mais de 60 mil portugueses nos últimos 30 anos. Os primeiros sinais de mudança foram conhecidos esta terça-feira.

Nos primeiros seis meses de 2006, em comparação com o ano anterior, foram registadas menos 28 por cento de vítimas mortais nas estradas controladas pela Brigada de Trânsito, a principal entidade na fiscalização rodoviária. Todos os anos a estrada tem ceifado menos vidas, geralmente na ordem das dezenas. Mas nunca como este ano. O decréscimo na mortalidade já ultrapassou a barreira das centenas.

Quem estuda o fenómeno acredita que muitos factores tiveram influência, no entanto, uma diminuição que é já a maior dos últimos 30 anos, em Portugal, e na Europa, só se pode explicar por uma mudança no comportamento de quem conduz.

A guerra está longe do fim. A não esquecer que este ano a estrada já roubou a vida a 337 pessoas. No entanto, a batalha do comportamento na estrada parece ser a primeira grande vitória.

Há notícias que dá gosto escrever.
Continue a ler esta notícia