Reduzir a velocidade não diminuiria acidentes - TVI

Reduzir a velocidade não diminuiria acidentes

  • Portugal Diário
  • 29 out 2007, 12:38

Perito aconselha a conduzir a velocidade constante e de forma cómoda

Relacionados
Um estudo assegura que não está demonstrada qualquer relação directa entre a velocidade máxima permitida em cada via e a frequência de acidentes. Segundo o site de notícias 20 minutos, o estudo aconselha a que se circule a uma velocidade constante, ajustando-a de forma a que a condução seja cómoda.

Um estudo recente do professor de transportes da Universidade Politécnica de Valência, Juan Dols, desmente que uma hipotética diminuição dos limites de velocidade levaria a uma diminuição dos acidentes de tráfego, nem à redução das emissões de gases para a atmosfera.

No seu estúdo «Velocidade e Meio Ambiente», o professor destaca que apenas 13 por cento dos sinistros são causados por superar os limites de velocidade e que uma relação directa entre a velocidade e os acidentes não está provada.

De resto, o perito considera que conduzir a baixa velocidade gera uma maior congestão que pode incrementar o stress e a frustação nos condutores, que, como consequência, poderá levar a situações de perigo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados